Confira as imagens da passagem do corpo celeste pelo céu do Brasil

Nesta quarta-feira, 14, o já iluminado céu do litoral Sul da Bahia ganhou um brilho especial. O espetáculo não durou mais do que alguns segundos, mas bastou para que mais de uma dezena de câmeras registrassem o fenômeno. Fora um meteoro que rasgara a abóbada celeste. As câmeras que flagraram o fenômeno pertencem ao veículo Clima ao Vivo e à Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON).

O brilho do meteoro pôde ser observado em cinco Estados do Brasil:  Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Distrito Federal. Segundo informações do BRAMON, o bólide, o corpo celeste explosivo, durante o curto intervalo de tempo em que esteve em contato com a atmosfera terrestre, fora completamente vaporizado. Confira abaixo uma coletânea das imagens registradas pelas câmeras:

A Rede Brasileira de Observação de Meteoros informou que explosões, como a que fora observada na última quarta-feira, já eram esperadas para esta época do ano, e que a frequência dos fenômenos aumentara bastante nos últimos dias. Um fato peculiar desta última observação, porém, fora a “trilha persistente” — que consiste num rastro ionizado que permanece no céu depois da passagem do meteoro — porque ela é um indício da magnitude da energia dissipada na atmosfera. O brilho do fenômeno fora tão intenso que pôde ser registrado pelo Satélite GOES-16, localizado a uma altura aproximada de 35 mil quilômetros.

Momento em que o Satélite GOES-16 registra a explosão do meteoro. Fonte: RAMMB/NASA.

Com informações do portal TecMundo, e da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON).

“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos”.

Salmos XIX, 1.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :