23.5 C
São Paulo
sábado, 28 maio, 2022

Vulcões no Alasca

Revista Mensal
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

Erupção simultânea de três vulcões intriga cientistas

O Observatório de Vulcões do Alasca (AVO, sigla em inglês) reportou uma estranha atividade na cadeia de vulcões das Ilhas Aleutas. Simultaneamente, três vulcões entraram em atividade. De acordo com as observações, dois deles expeliram baixos níveis de cinzas e vapor durante uma semana. As erupções representam antes um mistério do que uma ameaça: os cientistas não sabem descrever precisamente o mecanismo que desencadeia erupções simultâneas.

Sob o nível de alerta laranja, os vulcões Great Sitkin, Monte Pavlof e Semisopochnoi estão ativos, as erupções estão acontecendo; no entanto, são atividades relativamente pequenas. Até o momento da divulgação das informações pelo AVO, apenas uma pequena quantidade de cinzas fora detectada no Pavlof e Semisopochnoi, e nenhuma no Great Sitkin.

Great Sitkin: há fluxo de lava; Semisopochnoi: grandes tremores sísmicos e várias explosões.

Para além dos três vulcões, contudo, o Monte Cleveland e o Complexo vulcânico Atka principiaram uma atividade detectada a partir do aumento da temperatura e pequenas ondas sísmicas na região. Entretanto, estes ainda estão sob o nível amarelo de alerta. Atividades vulcânicas na região, apesar de não serem frequentes, não são fenômenos raros.

Monte Pavlof, em 5 de agosto (Imagem: Reprodução/John Milliard/AVO)

“O Alasca tem muitos vulcões e normalmente vemos uma erupção a cada ano, em média”.

Matthew Loewen, geólogo do AVO

O arco vulcânico no qual as atividades foram registradas é formado pelo encontro de duas placas tectônicas oceânicas, no ponto de subducção da Placa do Pacífico Norte sob a Placa Norte-Americana. A cadeia estende-se da Península do Alasca até a Península de Kamchatka, na Rússia. A infrequência das erupções simultâneas pode ser constatada numa consulta rápida aos registros das últimas atividades: há sete anos não acontece.

É comum acontecer de, entrando um dos vulcões em atividade, os outros o sigam. O porquê disto ainda é desconhecido. Em 1996, uma atividade vulcânica e sísmica estendeu-se por 870 Km através do arco; isto levou os cientistas à conclusão de que o fenômeno fora pura coincidência. A maior distância entre os vulcões atualmente em erupção é de aproximadamente 290 Km. A cadeia de vulcões ao longo do arco pode ser apenas porções de um supervulcão maior, mais abrangente e potencialmente destrutivo.

Com informações do Canaltech, e do Science Alert.

“Todas as ilhas fugiram e os montes desapareceram”.

Apocalipse, XVI, 20

Gosta do nosso conteúdo? Assine a Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img