SANTO CONTO | Choveu, foi?

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Baseado em um episódio da vida de São Charbel Makhlouf

A devastação estendia-se por todo lado. Driblando os destroços espalhados pelo eremitério, os monges gritavam desesperados pelo Irmão querido. Horas antes haviam-no visto entrar na capela, agora um monte de pedras empilhadas, e ninguém o viu sair de lá. Mas não tinham certeza, porque ninguém testemunhara o que veio depois. Quando os primeiros trovões estouraram, até as almas mais serenas haviam se aterrorizado, e todos correram desabalados para suas celas, e rezaram por misericórdia.

Em meio a uma sequência de explosões celestes, a água caiu grossa, violenta, cortante. Lufadas de vento espancaram as paredes. E bem ali, na capela, as pancadas se concentraram com mais força. Primeiro, várias goteiras foram caindo, e então um buraco se abriu em um ponto do teto, dando vazão a uma cascata. Depois, quando a tempestade virou tufão, todo o teto foi arrancado, bancos voaram para longe, paredes desabaram, um raio derrubou uma árvore bem em cima da última estrutura que se mantinha firme. No fim, sobrava ali só entulho: pedras, galhos, folhas, animais mortos, barro, sujeiras variadas.  E o sol brilhando num céu azul e sossegado.

Quando os monges finalmente conseguiram vencer os obstáculos, pulando aqui, escalando ali, escorregando acolá, encontraram-no ajoelhado, alheio a toda a destruição em volta. Estavam, ele e o Santíssimo, intactos em meio às ruínas. Estivera em adoração o tempo todo, em comunhão profunda com o Senhor. Só despertou porque um monge mais afoito quase o esmagou num abraço aliviado:

– Irmão Charbel, estás vivo! Vivo! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

– Amém – ele ainda voltava do transe – Mas o que houve?

Não conseguiu acompanhar a narração atropelada do companheiro, e em meio a uma avalanche verborrágica pescou a palavra “chuva”:

– Ah! Choveu, foi?


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor