SANQUIXOTENE DE LA PANÇA | Primeiro de Abril

Paulo Sanchotene
Paulo Sanchotene
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene é mestre em Direito pela UFRGS e possui um M.A. em Política pela Catholic University of America. Escreveu e apresentou trabalhos no Brasil e no exterior, sobre os pensamentos de Eric Voegelin, Russell Kirk, e Platão, sobre a história política americana, e sobre direito internacional. É casado e pai de dois filhos. Atualmente, mora no interior do Rio Grande do Sul, na fronteira entre a civilização e a Argentina, onde administra a estância da família (Santo Antônio da Askatasuna).

“Enganei o bobo/ Na casca do ovo…” (trecho de parlenda)


O perfil do colunista costumava afirmar que ele “cria confusão pela internet”. O trecho foi retirado para mostrar mais seriedade, mas há vezes em que o lado “quinta série” do Sanchotene aflora. Ontem, 1/4, foi o caso. Agora, ele explica…


Ontem, como de costume, celebrei o Primeiro de Abril, o famoso “Dia dos Bobos”. Passei o dia nas redes sociais personificando um “argentino, colorado, petista, y ateo.” Algumas postagens foram feitas como se de Nova Bréscia, cidade gaúcha famosa por celebrar o Festival da Mentira.

Como sempre, alguns distraídos desavisados caíram nas peças. Houve quem questionaste a Esmeril sobre o esquerdista que escreve para a revista!

Fiz um vídeo em espanhol no Instagram, apesar de a data não ser comumente celebrada em países de língua hispânica – a exceção da Galícia, região do noroeste da Espanha que comparte cultura com os vizinhos lusitanos. Até a celebração argentina que fiz era de mentira!

De onde vem esse costume? A hipótese mais aceita para a celebração é da adoção do calendário gregoriano, que teria mudado a data de ano novo para o começo do verão, ao invés do começo da primavera; passando de primeiro de abril para primeiro de janeiro.

Quem seguia celebrando na data antiga acabava vítima de brincadeiras, como convites para festas inexistentes. Foi a partir disso que teria surgido o costume de contar mentiras e pregar peças no Primeiro de Abril.

Como afirmo no vídeo, saber separar a verdade da mentira é um desafio diário. O Dia dos Bobos nos ajuda a lembrar disso de uma maneira divertida. É um treino jocoso para a vida!

Então, preparai-vos. Já aviso: ano que vem tem mais…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor