SANQUIXOTENE DE LA PANÇA | Foro Íntimo

Paulo Sanchotene
Paulo Sanchotene
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene é mestre em Direito pela UFRGS e possui um M.A. em Política pela Catholic University of America. Escreveu e apresentou trabalhos no Brasil e no exterior, sobre os pensamentos de Eric Voegelin, Russell Kirk, e Platão, sobre a história política americana, e sobre direito internacional. É casado e pai de dois filhos. Atualmente, mora no interior do Rio Grande do Sul, na fronteira entre a civilização e a Argentina, onde administra a estância da família (Santo Antônio da Askatasuna).

“Conhece a ti mesmo.” (Oráculo de Delfos)

Eu não fazia idéia do que escrever, para ser sincero. Até tinha comentado com minha esposa sobre isso. Sentei ontem na frente do computador e nada.

Hoje, tampouco conseguira escrever. Ainda não consigo, mas, ao menos, as palavras estão surgindo na tela. Saem ainda desarticuladas. Uma sequência de pensamentos íntimos.

São desabafos e confissões desconexas; as quais deleto tão logo as vomito. Os detalhes são relevantes apenas para mim.

Em resumo, são coisas de quem está com problemas de lidar com seus próprios demônios pessoais; e, pior, percebe o quanto isso prejudica aqueles em volta.

No fundo, tudo o que sai são variações de um tema comum. Tudo retorna a uma única e mesma pergunta: como ser âncora quando se está à deriva?

Quatro décadas se passaram; casamento e filhos; e, ainda assim, nunca respondi. Volto a memória cinco, dez, quinze, vinte anos… Tudo igual. Mesma questão. As circunstâncias mudam, mas a essência segue constante.

Como saber o que fazer se não se sabe para onde vai? Como saber se houve progresso e sucesso sem referências de objetivos? É impossível. Não há mesmo como responder assim.

Trata-se de uma posição em que não se pode ganhar. Eis o exemplo que passo.

Eu não posso ser isso. Mas, então, quem sou eu?

Tic-toc-tic-toc…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor