31 C
São Paulo
quinta-feira, 27 janeiro, 2022

Ônibus elétrico 100% nacional

Revista Mensal
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

Presidente Bolsonaro dirigiu o novo veículo durante o lançamento em Brasília

Ontem, 29, o chefe do Poder Executivo Jair Bolsonaro, na companhia de alguns dos Ministros do Governo, fora visto pelas largas avenidas da capital federal dirigindo um ônibus. O passeio do Presidente fora um ato simbólico referente ao lançamento de um novo veículo desenvolvido e fabricado integralmente no país.

Trata-se de um ônibus elétrico desenvolvido pela empresa gaúcha Marcopolo, empreendimento sediado no município de Caxias do Sul que atua no setor dos transportes fabricando carrocerias de ônibus para toda a América Latina. Neste setor do mercado a Marcopolo é a terceira maior empresa do mundo.

O ônibus elétrico, que tem unidades em estágio de produção e de testes, apresenta-se como uma eficiente alternativa à queima de combustíveis; a força motriz do novo veículo provém do processamento de “energia limpa”.

Em nota oficial divulgada à imprensa, a empresa caxiense afirmou que “o ônibus Marcopolo Attivi apresentado em Brasília tem 13,25 metros de comprimento, capacidade total para 89 passageiros (sentados e em pé), autonomia de cerca de 250km e pode ser recarregado em até quatro horas. De conceito inovador para o transporte coletivo urbano, o modelo está sendo desenvolvido totalmente no Brasil e contará predominantemente com fornecedores nacionais, inclusive de baterias e componentes eletroeletrônicos, o que valoriza e contribui para o desenvolvimento da indústria nacional”.

O encontro com o Presidente Bolsonaro em Brasília, segundo a empresa, teve dois objetivos: atrair os holofotes da mídia para o projeto do ônibus elétrico Attivi e prospectar o mercado em busca de “modais cada vez mais sustentáveis” a fim de ampliar as alternativas à mobilidade urbana objetivando atender as demandas das novas políticas de sustentabilidade. Testes foram realizados na cidade paulista de Santo André. A previsão de comercialização, no entanto, dar-se-á somente em 2023; mas a empresa testará o veículo em outras cidades do país já em 2022.

Com informações do jornal digital GZH, do site da Marcopolo e do Twitter oficial do Presidente Bolsonaro.

“Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que vemos quando desviamos o foco do nosso objetivo”.

Henry Ford
Assine Esmeril e tenha acesso a conteúdo de Alta Cultura. Assine!
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img