O novo sítio da internet renova o compromisso da Igreja Católica em divulgar a importância fundamental da sua contribuição para a pesquisa científica

Ontem, 9 de abril, o Observatório Astronômico do Vaticano divulgou seu novo site. Segundo o padre jesuíta Guy Consolmagno, diretor do Observatório, o antigo site da instituição recebia pouquíssimas visitas; por isso o esforço da equipe da instituição em apresentar ao público a nova plataforma. Consolmagno foi entrevistado pela Catholic News Agency.

“A missão do Observatório Vaticano, articulada pelo Papa Leão XIII em 1889, é mostrar ao mundo que a Igreja apoia a ciência. E embora tenhamos feito um bom trabalho no campo científico, creio que tivemos menos sucesso na hora de nos mostrar ao mundo.”

— Guy Consolmagno, diretor do Observatório do Vaticano.

Para atrair mais e mais visitas ao novo site, o Observatório, através da colaboração de astrônomos e especialistas, lançou também um podcast com o intuito de promover discussões sobre “as maravilhas do universo de Deus”.

Criado em 1572 pelo Papa Gregório XIII — o mesmo que dirigiu a reforma do calendário –, o Observatório Astronômico do Vaticano, também conhecido como Specola Vaticana, é uma das instituições científicas mais antigas do mundo. Abriga uma extensa biblioteca com mais de 22 mil títulos; muitos, inclusive, são obras raras: exemplares das primeiras edições dos trabalhos científicos de Nicolau Copérnico, Galileu Galileu, Johannes Kepler e Isaac Newton, por exemplo. Há ainda uma significativa coleção de meteoritos.

A sede do Specola Vaticana mudou de endereço várias vezes durante a sua existência: inicialmente, se manteve na igreja de Santo Inácio em Roma, depois dentro dos muros do Vaticano e, finalmente, fora instalada em Castel Gandolfo, uma vila pontifícia a poucos quilômetros da cidade eterna, Roma. Contudo, a poluição luminosa presente na atmosfera da região metropolitana de Roma obrigou a equipe do Observatório, desde 1993, a realizar suas observações astronômicas no Telescópio de Tecnologia Avançada do Vaticano (VATT) localizado no Monte Graham, Arizona, EUA. Lá, a equipe do Specola Vaticana realiza suas pesquisas em colaboração com a Universidade do Arizona.

Ainda em entrevista para a Catholic News Agency, o padre e astrônomo Consolmagno afirmou que o novo site fora elaborado ao longo de mais de um ano, depois de receber um montante referente a um financiamento no início do verão de 2020. “Estivemos trabalhando praticamente o tempo inteiro no site”, disse o jesuíta.

“A mensagem que podemos oferecer ao público em geral pode ser muito mais detalhada com o novo site (…) o simples conhecimento de que existimos, um observatório astronômico moderno apoiado pelo Vaticano (e por doações à nossa Fundação), diz tudo o que é necessário dizer”.

Pe. Consolmagno.

Com informações do portal Catholic News Agency, da Agência Católica de Informações — Brasil e do site do Observatório do Vaticano, o Specola Vaticana.

“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos”.

Salmos XIX, 1.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :