13.4 C
São Paulo
quinta-feira, 21 outubro, 2021

Observatório Astronômico do Vaticano apresenta novo site com informações sobre Fé e Ciência

Revista Mensal
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

O novo sítio da internet renova o compromisso da Igreja Católica em divulgar a importância fundamental da sua contribuição para a pesquisa científica

Ontem, 9 de abril, o Observatório Astronômico do Vaticano divulgou seu novo site. Segundo o padre jesuíta Guy Consolmagno, diretor do Observatório, o antigo site da instituição recebia pouquíssimas visitas; por isso o esforço da equipe da instituição em apresentar ao público a nova plataforma. Consolmagno foi entrevistado pela Catholic News Agency.

“A missão do Observatório Vaticano, articulada pelo Papa Leão XIII em 1889, é mostrar ao mundo que a Igreja apoia a ciência. E embora tenhamos feito um bom trabalho no campo científico, creio que tivemos menos sucesso na hora de nos mostrar ao mundo.”

— Guy Consolmagno, diretor do Observatório do Vaticano.

Para atrair mais e mais visitas ao novo site, o Observatório, através da colaboração de astrônomos e especialistas, lançou também um podcast com o intuito de promover discussões sobre “as maravilhas do universo de Deus”.

Criado em 1572 pelo Papa Gregório XIII — o mesmo que dirigiu a reforma do calendário –, o Observatório Astronômico do Vaticano, também conhecido como Specola Vaticana, é uma das instituições científicas mais antigas do mundo. Abriga uma extensa biblioteca com mais de 22 mil títulos; muitos, inclusive, são obras raras: exemplares das primeiras edições dos trabalhos científicos de Nicolau Copérnico, Galileu Galileu, Johannes Kepler e Isaac Newton, por exemplo. Há ainda uma significativa coleção de meteoritos.

A sede do Specola Vaticana mudou de endereço várias vezes durante a sua existência: inicialmente, se manteve na igreja de Santo Inácio em Roma, depois dentro dos muros do Vaticano e, finalmente, fora instalada em Castel Gandolfo, uma vila pontifícia a poucos quilômetros da cidade eterna, Roma. Contudo, a poluição luminosa presente na atmosfera da região metropolitana de Roma obrigou a equipe do Observatório, desde 1993, a realizar suas observações astronômicas no Telescópio de Tecnologia Avançada do Vaticano (VATT) localizado no Monte Graham, Arizona, EUA. Lá, a equipe do Specola Vaticana realiza suas pesquisas em colaboração com a Universidade do Arizona.

Ainda em entrevista para a Catholic News Agency, o padre e astrônomo Consolmagno afirmou que o novo site fora elaborado ao longo de mais de um ano, depois de receber um montante referente a um financiamento no início do verão de 2020. “Estivemos trabalhando praticamente o tempo inteiro no site”, disse o jesuíta.

“A mensagem que podemos oferecer ao público em geral pode ser muito mais detalhada com o novo site (…) o simples conhecimento de que existimos, um observatório astronômico moderno apoiado pelo Vaticano (e por doações à nossa Fundação), diz tudo o que é necessário dizer”.

Pe. Consolmagno.

Com informações do portal Catholic News Agency, da Agência Católica de Informações — Brasil e do site do Observatório do Vaticano, o Specola Vaticana.

“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos”.

Salmos XIX, 1.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img