18.5 C
São Paulo
domingo, 5 dezembro, 2021

Novo carro voador da Embraer homenageia Ayrton Senna

Revista Mensal
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

A estratégia de marketing da empresa vale-se das conquistas e do pioneirismo associados ao piloto brasileiro

Na história da propaganda — apêndice na história da segunda revolução industrial –, as estratégias de marketing que empregavam as imagens das celebridades do show business, dos esportes e até da política provaram a sua eficiência quando o público, convencido pelo exemplo dos seus ídolos, decidiu comprar os produtos e serviços exibidos pelas celebridades com largos sorrisos de satisfação.

Daí que nos habituamos a ver belas mulheres em reclames de cerveja, vovós sorridentes em propagandas de sabão em pó e homens sarados em comerciais de suplementos vitamínicos. A indústria automobilística também lançou mão dessa estratégia tão eficiente. E não é de hoje. Com a popularização dos automóveis — depois da primeira guerra mundial –, os anúncios das grandes montadoras — principalmente Ford, Chevrolet e General Motors — passaram a exibir propagandas nas quais figuravam estrelas de cinema, como Marilyn Monroe.

Hoje, depois de consagrada esta estratégia de despertar gatilhos psicológicos no público por meio do exemplo de compradores ilustres — asseverando, assim, a confiabilidade do produto ou serviço –, não só estrelas de cinema entraram para os cartazes dos carros, mas pilotos de Fórmula 1 também. Ayrton Senna, o famoso piloto brasileiro morto tragicamente durante uma corrida, é o novo garoto-propaganda de mais um automóvel a ser lançado em breve. Trata-se, no entanto, de um veículo ligeiramente diferente dos carros convencionais: um eVTOL, veículo elétrico de decolagem e pouso vertical.

O anúncio do veículo fora feito nesta quarta-feira, 17, pela Eve Air Mobility — uma companhia fundada pela empresa brasileira Embraer cujo propósito comercial é acelerar o que eles chamam de “ecossistema global” de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) — e a Marca Senna. Ambos os empreendimentos no setor de mobilidade urbana celebraram uma parceria para o desenvolvimento do primeiro eVTOL que homenageará o piloto brasileiro Ayrton Senna.

A tônica da propaganda — que não é a imagem de Ayrton Senna — é a tentativa de inocular no público a expectativa para um futuro de médio prazo no qual a mobilidade no Brasil terá alcançado os píncaros da tecnologia dos carros voadores. Daí que a ideia de associar a imagem do maior piloto brasileiro de todos os tempos ao veículo pareceu o suprassumo das estratégias de marketing aos olhos dos cabeças do projeto. Desafiar limites, superar obstáculos dificílimos, conquistar o primeiro lugar etc, são imagens comumente associadas à carreira de Senna.

eVTOL da Embraer homenageia Ayrton Senna. Créditos: Embraer/Divulgação

Com informações do portal TecMundo.

“O importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história de que o importante é competir não passa de pura demagogia”.

Ayrton Senna

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

- Advertisement -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img