19.4 C
São Paulo
quinta-feira, 28 outubro, 2021

Nova espécie de dinossauro brasileiro

Revista Mensal
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

Os restos mortais da criatura foram encontrados na Serra do Veadinho, em Minas Gerais

Batizado como Ypupiara lopai, a criatura pertence a uma nova espécie de Dromaeosaurídeo encontrada no Brasil. No início deste mês, os pesquisadores anunciaram a descoberta numa publicação no periódico científico Papers in Paleontology. O fóssil fora escavado no distrito de Peirópolis, região rural de Uberaba, no Triângulo Mineiro, no local conhecido como Serra do Veadinho. O sítio é conhecido no âmbito científico como “Ponto 1 do Price” ou “Pedreira de Caieira”, e é bastante valorizado pela quantidade formidável de achados fósseis em excelente estado de conservação.

Pesquisadores da Taxonomia, a ciência da descrição e classificação dos seres vivos, estão empenhados em encontrar detalhes na constituição fisiológica (ou o que restou dela) do achado com o propósito de identificar elementos de caracterização que permitam a classificação de uma nova espécie. No caso do Ypupiara Iopai, a classificação fora possibilitada pelo estudo das estruturas da mandíbula do dinossauro, como o maxilar direito (que ainda exibia três dentes), e uma porção da mandíbula inferior. Os pesquisadores afirmam que conseguiram identificar nos ossos vestígios de um número restrito de estruturas nervomusculares presentes na superfície lateral do maxilar.

A pesquisa fora desenvolvida por meio de um esforço conjunto de pesquisadores do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); da Universidade Federal do ABC; do Museu da Amazônia (MUSA) e do Museu de Ciências da Terra (MCT). O material fóssil, que fora cedido pelo MCT ao Museu Nacional para estudos, não resistiu ao incêndio que destruiu o prédio histórico do Palácio de São Cristóvão, em setembro de 2018.

Ypupiara Iopai. Fonte: Papers in Paleontolgy/Divulgação

Com informações do portal CNN Brasil e do periódico científico Papers in Paleontology.

“Dinossauro, do grego, ‘Lagarto Terrível'”.

Richard Owen (1804-1892), anatomista e paleontologista britânico, em 1842

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2021
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img