No idioma local o vulcão recebe o nome de Merapi, e pode ser traduzido como “Montanha de Fogo”.

Um acontecimento extraordinário despertou os habitantes da Ilha de Java na manhã deste sábado (27): depois de passar os últimos 11 anos relativamente adormecido, o vulcão Merapi despertou com fúria. Os habitantes da ilha mais populosa do mundo registraram oito liberações de nuvens quentes além de diversas e aterrorizantes ondas piroclásticas (uma destrutiva combinação de rocha, destroços, lava e gases) que chegaram a alcançar impressionantes dois quilômetros de altura! O Monte Merapi, a “Montanha de Fogo” da Ilha de Java, tem uma altura aproximada de três quilômetros e está localizada nos entornos da antiga cidade de Yogyakarta, a 400 quilômetros da capital Jacarta. Ele é o mais ativo dentre as dezenas de vulcões existentes na Indonésia e já havia entrado seguidamente em erupção em épocas recentes, embora não de modo fatal para os habitante locais.

A atividade do vulcão ativo há centenas de anos fora acompanhada de perto pelo Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos do país. A erupção de sábado não registrou vítimas ou feridos, no entanto, as autoridades continuam com o trabalho de monitoramento atento do Merapi, considerando-se que Java é a ilha mais densamente povoada do planeta, com mais de 145 milhões de habitantes!

“A atividade vulcânica do Monte Merapi ainda é bastante elevada na forma de erupções efusivas”.

— Raditya Jati, porta-voz da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres.

Erupções efusivas” são aquelas em que a lava flui continuamente em direção ao solo. Isto é motivo de preocupação constante para as autoridades, pois há muitos moradores que vivem nas encostas do vulcão. Por isso, elas recomendam com veemência que todos fiquem a uma distância mínima de cinco quilômetros da “Montanha de Fogo” e, claro, mantenham-se alertas sobre o perigo iminente da lava.  Segundo Jati, há risco de erupções “explosivas” de até 3 quilômetros do cume, e avalanches de lava e nuvens que podem chegar a quase cinco quilômetros a sudoeste da ilha! Todo o receio dos javaneses se justifica: a última grande erupção do Merapi, ocorrida em 2010, matou 347 pessoas!

“Bramam contra eles naquele dia, como o bramido do mar; se alguém olhar para a terra, eis que só há trevas e angústia, e a luz se escurece em densas nuvens.”

— Isaías 5:30.

Com informações do portal TecMundo, do site de notícias CNN Brasil e da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres (supracitada), do governo da Indonésia.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :