22 C
São Paulo
quinta-feira, 26 maio, 2022

Nova erupção vulcânica na Indonésia

Revista Mensal
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

No idioma local o vulcão recebe o nome de Merapi, e pode ser traduzido como “Montanha de Fogo”.

Um acontecimento extraordinário despertou os habitantes da Ilha de Java na manhã deste sábado (27): depois de passar os últimos 11 anos relativamente adormecido, o vulcão Merapi despertou com fúria. Os habitantes da ilha mais populosa do mundo registraram oito liberações de nuvens quentes além de diversas e aterrorizantes ondas piroclásticas (uma destrutiva combinação de rocha, destroços, lava e gases) que chegaram a alcançar impressionantes dois quilômetros de altura! O Monte Merapi, a “Montanha de Fogo” da Ilha de Java, tem uma altura aproximada de três quilômetros e está localizada nos entornos da antiga cidade de Yogyakarta, a 400 quilômetros da capital Jacarta. Ele é o mais ativo dentre as dezenas de vulcões existentes na Indonésia e já havia entrado seguidamente em erupção em épocas recentes, embora não de modo fatal para os habitante locais.

A atividade do vulcão ativo há centenas de anos fora acompanhada de perto pelo Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos do país. A erupção de sábado não registrou vítimas ou feridos, no entanto, as autoridades continuam com o trabalho de monitoramento atento do Merapi, considerando-se que Java é a ilha mais densamente povoada do planeta, com mais de 145 milhões de habitantes!

“A atividade vulcânica do Monte Merapi ainda é bastante elevada na forma de erupções efusivas”.

— Raditya Jati, porta-voz da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres.

Erupções efusivas” são aquelas em que a lava flui continuamente em direção ao solo. Isto é motivo de preocupação constante para as autoridades, pois há muitos moradores que vivem nas encostas do vulcão. Por isso, elas recomendam com veemência que todos fiquem a uma distância mínima de cinco quilômetros da “Montanha de Fogo” e, claro, mantenham-se alertas sobre o perigo iminente da lava.  Segundo Jati, há risco de erupções “explosivas” de até 3 quilômetros do cume, e avalanches de lava e nuvens que podem chegar a quase cinco quilômetros a sudoeste da ilha! Todo o receio dos javaneses se justifica: a última grande erupção do Merapi, ocorrida em 2010, matou 347 pessoas!

“Bramam contra eles naquele dia, como o bramido do mar; se alguém olhar para a terra, eis que só há trevas e angústia, e a luz se escurece em densas nuvens.”

— Isaías 5:30.

Com informações do portal TecMundo, do site de notícias CNN Brasil e da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres (supracitada), do governo da Indonésia.

Gosta do nosso conteúdo? Assine a Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2022
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img