MURALHA DE LIVROS | Olavo, Bernanos, Scherrer e Hayek

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Destaque da semana vai para obra de Olavo de Carvalho sobre o Foro de São Paulo

O primeiro tijolo desta semana é de ninguém menos do que o criador do termo Muralha de Livros, o saudoso e querido professor Olavo de Carvalho, e com um lançamento essencial da Vide Editorial para 2022: O Foro de São Paulo: A ascensão do comunismo latino-americano. O grosso volume reúne textos sobre a origem e as ações do Foro de São Paulo, organização comunista latino-americana criada em 1990 (após a “queda” da URSS) por Fidel Castro e Lula, com participação de dezenas de partidos políticos de esquerda, além de membros das FARC (maior cartel do narcotráfico colombiano, hoje transformado em partido político) e de terroristas do MIR chileno (grupo com foco em ações de sequestros, como do empresário Abílio Diniz, em 1989).

Conectados às ações do Foro e suas implicações na América Latina, o livro ainda traz textos sobre o marxismo cultural, hegemonia cultural esquerdista, além da articulação entre desinformação e censura que encobriu e favoreceu as ações dessa organização criminosa que levou e tem levado tantos países latino-americanos à ruína. Vale enfatizar: 2022 é o ano em que poderemos ver o Foro de São Paulo retomar sua hegemonia política no Brasil…

O segundo tijolo é o lançamento, pela Sétimo Selo, de Sob o sol de Satã, de George Bernanos. Este clássico do escritor e jornalista francês apresenta a história do Padre Donissan, que, em meio a uma sociedade devorada pelo mal, conduz o seu ministério em uma humilde paróquia, provando a vontade ao mesmo tempo heroica e desesperada de salvar almas. Neste drama terrestre e celeste, o pobre padre é tocado no coração pelo desespero de Mouchette, uma adolescente que, assolada pelo mal, decidiu-se pelo abismo. Por reconhecer na jovem uma alma fraterna, compromete sua vida e salvação para tentar redimi-la. Essa luta sobrenatural e cheia de angústias o levará ao caminho estreito da santidade.

Os diferenciais da edição focam por conta do primoroso trabalho de capa da Prova Design, além da tradução de Roberto Mallet.

A Editora Ecclesiae contribui esta semana com o tijolinho Os Mistérios Gozosos da vida contados pelos pais aos seus filhos, que o casal Bernard e Catherine Scherrer escreveu para sua própria família. Este pequeno guia serve de auxílio aos pais em sua missão, como primeiros educadores de seus filhos, de instruí-los dignamente acerca da sexualidade e das sublimes realidades espirituais que ela prefigura, seja no matrimônio ou no celibato consagrado. Tecendo piedosas meditações sobre os mistérios gozosos do Rosário, os autores encorajam atitudes de reverência e deslumbramento diante da beleza da sexualidade humana, reflexo do amor entre as três Pessoas divinas.

O último tijolo da semana vem pela editora Avis Rara, A constituição da liberdade, de Friedrich Hayek, um clássico da filosofia política do século XX. Nesta obra, Hayek defende os princípios de uma sociedade livre, lançando um olhar cético sobre a criação de muitas leis em prol de elevado bem-estar social e examinando os desafios à liberdade colocados por um Estado em constante expansão – bem como seu efeito corrosivo na criação, preservação e utilização de conhecimento. Contrariando aqueles que exigem que o poder público desempenhe um papel maior na sociedade, Hayek apresenta argumentos para a prudência. Guiado por essa qualidade, ele demonstra como um sistema de livre mercado em uma política
democrática representa a melhor chance para a existência contínua da liberdade.

Atingindo um equilíbrio entre ceticismo e esperança, os brilhantes insights de Hayek são mais oportunos e mais bem-vindos em nosso país, num momento em que as discussões sobre a necessidade de uma revisão da nossa constituição começam a acontecer.

Belos tijolos esta semana! Fica a dica de sempre: construam suas muralhas, leiam, estudem, eduquem-se, enriqueçam seus espíritos e preparem-se para a guerra. Até sábado que vem!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor