MURALHA DE LIVROS | Entre santos, economistas, terapeutas e quadrinistas

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Destaque para lançamentos das editoras Santo Thomas More e Vide Editorial

A Muralha desta semana traz em seus destaques a biografia de um santo empresário, declarado Venerável pelo Papa Francisco em 2021, e uma nova edição de um clássico e obra-prima do pai da economia moderna. Além disso, duas traduções inéditas de São Tomás de Aquino trazidas pela Eccesiae de Bolso, o 23º volume da Editora O Mínimo, sobre relacionamentos, e um lançamento de peso do Centro Dom Bosco sobre a história dos Papas. Entre as pré-vendas da semana, mais dois importantes títulos do Venerável Fulton Sheen, pela editora Molokai, e uma consagrada graphic novel inédita do Brasil, lançada pela QS Comics.

Entre santos, economistas, terapeutas e quadrinistas, os tijolos da semana estão especialmente preciosos. Acompanhe a lista abaixo, e um excelente sábado!

Destaques

O primeiro destaque da semana é um lançamento da Editora Santo Thomas More: Venerável Enrique Shaw e suas circunstâncias, de Ambrósio Romero Carranza. Este é o segundo título que a editora publica sobre o empresário argentino. O anterior, Venerável Enrique Shaw, empresário de Deus, trazia o pensamento de Shaw e sua espiritualidade, apresentados por ele mesmo, precedidos de uma breve biografia. Neste novo volume, sua biografia é melhor detalhada pelo grande intelectual argentino Ambrósio Romero Carranza. E edição ainda traz anexos valiosos, como a Oração fúnebre a Enrique Shaw, pronunciada por Monsenhor Octávio N. Derisi, as reflexões espirituais de Enrique Shaw, extraídas de seu diário pessoal, e textos Pontifícios relacionados a questões tratadas por Shaw, entre outros.

Confira abaixo as palavras do Padre Marlon Múcio Correia da Silva sobre o “santo empresário” Shaw:

“O Venerável Servo de Deus Enrique Shaw viveu sua vida de dedicação a Deus e ao próximo com continuidade e coerência. Da juventude à idade adulta, da Marinha ao mundo empresarial, da vida a sós com Deus ao tratamento com os empresários e seus colaboradores. Homem de grande inteligência, leitor voraz, soube muito bem usar os meios de santificação, já que os fins lhe eram bem conhecidos. Enrique Shaw mostrou a todos nós que a bondade é contagiosa. Em abril de 2021, Enrique Shaw foi declarado por seu compatriota, o Papa Francisco, um homem de “virtudes heroicas”. O Papa já conhecia a trajetória de Shaw, pois supervisionou, quando ainda era Arcebispo em Buenos Aires, as primeira etapas de seu processo de beatificação. O que isso significa na prática? Significa que Enrique Shaw foi elevado pela Igreja Católica ao status de “Venerável Servo de Deus” e poderá vir a ser declarado santo no futuro. Empreendedor bem-sucedido e santo. Num tempo em que se fala tanto de empreendedorismo, o entendimento e as atitudes de Shaw fazem toda a diferença.”

O outro destaque da semana é um clássico relançado pela Vide Editorial: A riqueza das nações: uma investigação sobre sua natureza e suas causas, de Adam Smith – considerado o teórico mais importante do liberalismo econômico, e o pai da economia moderna. Neste grande livro, que é, sem sombra de dúvida, a sua magnum opus, ele afirma e explica de que modo a riqueza das nações é um resultado da ação dos indivíduos, que, movidos pelo interesse próprio, como por uma “mão invisível”, geram a prosperidade econômica, a inovação tecnológica e o bem-estar da sociedade. Por isso, a iniciativa privada deve agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção estatal.

Esta ampla análise do funcionamento do mercado e do aumento da riqueza influenciou gerações ao longo dos últimos séculos, tanto no âmbito da teoria econômica como na efetiva prática política e econômica, e permanece, até hoje, como uma referência indispensável para o enfrentamento dos problemas nacionais.

Confira abaixo um trecho do prefácio escrito por Roberto Motta para a edição:

A riqueza das nações é um livro – o livro – sobre como funciona a economia. Mas também é um livro sobre política, com lições sobre individualismo e liberdade tão fundamentais hoje como na época em que o livro foi publicado, em 1776.

O escocês Adam Smith era um filósofo moral e foi também o primeiro economista do mundo. Nos seus escritos ele trata de ética, de Direito, de política e, é claro, de economia.

Adam Smith registrou suas ideias em dois livros excepcionais: A teoria dos sofrimentos morais – o livro que o tornou conhecido – e A riqueza das nações. Juntos, esses dois livros constroem um arcabouço intelectual que conecta a moral com a economia.

Adam Smith acreditava que a divisão do trabalho, o livre mercado e o livre comércio, integrando e conectando os continentes, tornariam o mundo mais próspero. Ele estava certo. Como resultado da combinação dessas ideais, o cidadão comum hoje tem acesso a bens e serviços com os quais nem a nobreza e nem os reis podiam sonhar há alguns séculos.”

Combo Entenda o Liberalismo, disponível em nossa livraria

Outros lançamentos

Pela Ecclesiae, Exposição sobre o Símbolo dos Apóstolos e Sobre a perfeição da vida espiritual, ambos de São Tomás de Aquino. Traduções inéditas no Brasil, os dois volumes integram a Coleção Ecclesiae de Bolso, que traz títulos que giram em torno de temas centrais da espiritualidade católica, com autores mais consagrados. Em Exposição sobre o Símbolo dos Apóstolos, o Doutor Angélico explica de maneira simples e didática o Credo Apostólico, que deve ser conhecido por todos os católicos. Em Sobre a perfeição da vida espiritual, ele expõe, em 23 breves capítulos, por que a perfeição na trajetória espiritual está condicionada, em primeiro lugar e essencialmente, à caridade.  

Pela O Mínimo, O mínimo sobre relacionamentos, de Mila Marsili. Escrito na contramão de todos os chavões e análises furadas sobre relacionamentos amorosos, o intuito deste 23º volume da Coleção O Mínimo tem o intuito não apenas de dar umas dicas para que o leitor se dê bem na sua próxima “caçada”. Muito pelo contrário, aliás. Nele, a autora mostra que chegou a hora de perceber que, se não estamos conseguindo construir relacionamentos saudáveis e duradouros, pode haver algo de muito errado na nossa concepção do amor humano.

Pelo Centro Dom Bosco, A história dos Papas, de Agostino Saba e Carlo Castiglioni. Dividida em três tomos, a obra expõe a história dos Pontificados da Igreja desde São Pedro até Pio XII, e nos mostra que conhecer a história do Papas é conhecer a História daqueles homens que dão continuidade à missão salvífica de Cristo, o que consiste em ensinar a verdade, afastar ou corrigir os erros, animar os fiéis, consolar os sofredores, admoestar os pecadores e reconduzi-los ao bom caminho. 

Pré-vendas

Pela Editora Molokai, a pré-venda de dois títulos do Venerável Fulton Sheen: O Corpo Místico de Cristo e O Eterno Galileu. Com o primeiro título, considerado obra-prima do autor, compreendemos que O Corpo Místico de Cristo faz menção à Igreja, não como mera instituição, mas como a materialização das liturgias, no intuito de ligar o homem a Deus. A Igreja é a ponte que liga a vida material à vida espiritual. É ela o Corpo Místico de Cristo porque se encontra no meio-termo entre a versão humana e a espiritual daquele que veio para nos salvar, “‘Corpo Místico’ não representa, portanto, uma abstração; refere-se a algo visível e invisível, tangível e intangível, algo humano e algo divino”.

Os títulos podem ser adquiridos separadamente ou no combo, com de desconte de 50% e frete grátis (no combo) até o dia 20 de junho.

O Eterno Galileu faz menção à trajetória do Nosso Salvador entre os homens. O termo “galileu”, referente à região da Galileia, tinha conotação pejorativa por parte dos romanos e outros judeus, por ser lugar de pessoas simples. O termo “eterno” associado a “galileu” tem a intenção de demonstrar que Jesus, Verbo encarnado, é o Ser atemporal.

Pela QS Comics, a pré-venda de Blue in Green, de Ram V, Anad RK e John J. Pearson. Pubicada originalmente pela Image Comics e inédita no Brasil, a esta graphic novel conta a história de Erik Dieter, um músico frustrado. Quando jovem, ele era um prodígio do saxofone, mas nunca alcançou o sucesso. Após o funeral de sua mãe, Erik encontra a fotografia de um músico de jazz da década de 1960. Quem é o homem na foto? Por que sua mãe a guardava? Sua obsessão em descobrir o mistério o levará a um passado demoníaco. Sua ambição pela genialidade musical terá consequências irreparáveis. 

A pré-venda está disponível pela Amazon, com 30% de desconto, até o dia 15 de junho.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor