MURALHA DE LIVROS | Um 2023 forte

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Destaque para lançamento da Editora PHVox sobre os assombrosos esquemas da Big Pharma contra nossas liberdades

A segunda Muralha de 2023 vem com tijolos fortes, e mostra que o ano começou mesmo com vigor entre algumas das melhores editoras do país!

Começamos com O mínimo sobre filosofia, de Victor Sales Pinheiro. O livro não constitui um compêndio com nomes de escolas e filósofos ao longo da história, e breves apontamentos sobre cada período, mas de uma introdução, de fato, ao que é a filosofia, DNA da nossa civilização, que, infelizmente, recebeu cada vez menos atenção nos últimos tempos, muito por conta dos clichês que se instauraram na cultura popular a respeito dos filósofos e suas obras. A obra de Victor Sales de Oliveira pretende justamente resgatar o interesse pela filosofia apresentando ao grande público esta ilustre desconhecida, com seu amor à sabedoria, as disciplinas filosóficas, o perfil do filósofo, as relações da filosofia com a vida intelectual e a fé cristã. O volume, anda, traz um preciso guia de leitura para aqueles que queiram se aprofundar, então, em escolas filosóficas e filósofos específicos.

A falando em filósofos, a Auster lançou nesta semana A arte de persuadir, que reúne ensaios de Blaise Pascal e Michel de Montaigne sobre a persuasão no discurso. Acompanham o volume dois ensaios de Otto Maria Carpeaux, um sobre Montaigne, e outro sobre Pascal.

Também nesta semana houve um lançamento de peso do Instituto Brasileiro de Estudos Sociais, Educação e Cultura (IBESEC): O dever dos monarquistas, que traz uma carta enviada pelo intelectual, político e monarquista Joaquim Nabuco (1849 – 1910) ao Almirante Jaceguay, em resposta à defesa deste (um Barão!) à República. Curioso? Clique aqui para descobrir os argumentos de um dos maiores brasileiros a favor do regime monárquico frente à República e a postura que ele espera dos monarquistas.

Já a Editora PHVox abriu 2023 com uma publicação bombástica: Big Pharma: o maior e mais obscuro negócio do século XXI, de Tiziana Alterio. Neste volume, a jornalista italiana revela descobertas assombrosas a respeito da relação entre a classe científica, a classe política e a indústria farmacêutica. Primeiro ela se dedica a narrar uma breve história de como as empresas farmacêuticas se tornaram multinacionais capazes de cercear a liberdade em âmbito médico e sanitário, e de como a Organização Mundial da Saúde tem mudado sua postura desde os anos 1990, sendo financiada cada vez mais por empresas privadas que condicionam as decisões de um órgão que deveria ser totalmente independente, mas que, na realidade, já não o é mais. Tiziana apresenta, ainda, brevemente, os aspectos econômicos e financeiros que há por trás das empresas farmacêuticas que ficaram famosas nestes últimos anos por conta da pandemia. E, por fim, ela se debruça sobre a geopolítica e analisa os novos reposicionamentos estratégicos de países como Rússia, China e Estados Unidos no jogo de Xadrez político internacional.

A Editora Cristo Rei começou o ano com obras do casal Rafael e Aline Brodbeck. Dele, foi lançado o volume Breve história das heresias antigas, em que o delegado Bordbeck, em um precioso trabalho de pesquisa, expõe e analisa as heresias na História da Igreja desde os tempos dos Apóstolos até o Cisma do Ocidente, no século XI. De Aline, por sua vez, foi publicado O dom da feminilidade, em que a autora, ao melhor espírito de uma Alice Von Hildebrand, avalia como as mulheres devem seguir suas tendências naturais à elegância e à cortesia, e fugir da grosseria, da vulgaridade ou da aspereza com que os tempos modernos as querem moldar.

Para quem gosta de literatura da melhor qualidade, a Edições Livre lançou nesta semana Os três heterônimos, volume que reúne as poesias completas de Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, os mais célebres heterônimos de Fernando Pessoa.

E para terminar bem a semana com uma atenção especial aos pequenos leitores, a Editora Pelicano lançou nesta semana uma célebre versão adaptada de Moby Dick, clássico de Herman Melville. Este volume, que conta com a inigualável tradução de Monteiro Lobato, é uma excelente oportunidade para introduzir os pequenos no universo dos melhores cássicos, com o grandioso e poético drama do transtornado Capitão Ahab em busca da lendária baleia branca Moby Dick.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor