LEIA NESTA EDIÇÃO丨6

Bruna Torlay
Bruna Torlay
Estudiosa de filosofia e escritora, frequenta menos o noticiário que as obras de Platão.

Março virou mês de homenagem à mulher, muito embora seja insignificante diante do clássico segundo domingo de maio: o dia das mães. O 8 de março, dia internacional da mulher, é data controversa porque parte do errôneo pressuposto de que a mulher dependeu de um movimento organizado para ter a dignidade reconhecida no mundo. É a fragilidade desta tese que o presente número quer evidenciar, tematizando as variadas e milenares relações entre as mulheres e o poder.

Vida e Legado redesenha a trajetória de Métis, a deusa grega que atravessa os tempos aconselhando consciências e inteligências, gesto associado à mulher no imaginário do ocidente.

Luiz Philippe de Orléans e Bragança, trineto da  primeira estadista da história política brasileira, falou com exclusividade à Esmeril sobre a princesa Isabel, delineada na seção Perfil.

Uma análise estética acompanha a escultura maior de Michelangelo, Pietá, única imagem perfeita para se tornar, este mês, Uma imagem para guardar.

Quatro entrevistas alternadas animam a seção Ativismo em pauta, que interroga personalidades diferentes cujo traço comum é a recente conquista de espaço no debate público brasileiro. Conheça melhor Jo Ginger, Teff Ferrari, Steh Papaiano e até esta editora que ora os aconselha.

Política e Sociedade explica por quê as mulheres são a linha de frente de uma sociedade saudável, enquanto Conversar é pensar junto apresenta um diálogo que retrata a vocês, leitores, os bastidores que definiram a preparação deste número.

O bom humor atravessa as linhas de Viver Bem, que aborda com o deboche costumeiro temas bem sensíveis do mundo feminino: TPM, dietas e disparidade salarial.

Continue a se divertir recordando em CrossRoads que os hábitos da sociedade nem sempre foram bestas como os de hoje, e encontre na seção Palco um retrato da biscoiteira, a figura fácil em redes sociais que faz qualquer negócio por um coraçãozinho.

As palavras que usamos ajuda você a entender o significado verdadeiro de “feminismo”. Na sequência, descubra em Ensaio se o bestseller Mulheres que correm com os lobos têm mesmo algo a ver com esse movimento…

Ordem do dia analisa friamente enquetes que revelam o nexo entre reivindicações feministas e grau de felicidade entre as mulheres. E para não esquecer que A beleza importa, registramos a cozinha poética de Cora Coralina.

Para encerrar a conversa, E o povo com isso? mostra o poder das mulheres em recusar a eugenia, prática milenar de sociedades que acham natural decidir que formas da vida são dignas de ser vividas. Acredite você ou não, a eugenia prevaleceu e hoje mora nas salas de exame pré-natal.

Desejamos a todos uma boa leitura, na expectativa de recordá-los que jamais se pôs em xeque a dignidade da mulher 一 a não ser, paradoxalmente, desde o advento da politização total da vida. Se ordem pública fosse mais importante que ordem privada, a essência da vida não estaria nas crianças. Tampouco na alma de quem as traz ao mundo.

Sim, este número é uma ode às mulheres e uma condenação ao feminismo. Ao mesmo tempo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Bruna!
    Eu sigo – te no YouTube e foi desta forma que cheguei a este site, achei muito interessante por sinal, um trabalho lindo.
    Parabéns que possa continuar a abrilhantar nossas vidas com tamanha paixão e talento.

  2. É, essa imagem nos diz muito sobre o momento mundial. Nunca havia presenciado uma situação como esta, de tanta preocupação e de tanta impotência diante do perigo que ronda nossas vidas sem que possamos nos prevenir adequadamente. Todo cuidado é pouco. Mas sabemos que estamos exatamente como na imagem, nos braços de Deus e carentes da bondade divina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor