LEIA NESTA EDIÇÃO丨53

Bruna Torlay
Bruna Torlay
Estudiosa de filosofia e escritora, frequenta menos o noticiário que as obras de Platão.

Quando propus aos redatores que fizéssemos uma edição em torno da Ditadura da educação promovida por setores da sociedade ligados à esquerda política, não esperava de meus colaboradores nada senão equilíbrio na abordagem do problema. Por isso, leitor, nem só de inferno é feita a presente edição, matizada, naturalmente, pelos tópicos que o CONAE deixou de lado, mas sem os quais não há maneira de levar os botes sobreviventes ao naufrágio evidente até a praia mais próxima.

Abrimos o volume explicando o tema da edição, por meio de uma entrevista ESPECIAL com a professora Cássia Queiroz, que acompanhou de perto o CONAE como observadora e recompõe o mapa do problema para nós que não estivemos lá.

Em seguida, CONVERSAR É PENSAR JUNTO pondera coloquialmente as razões de insatisfação dos brasileiros com a tônica dos debates sobre educação por parte da classe política.

Em seguida, mapeamos a complexidade do assunto em POLÍTICA E SOCIEDADE, que examina a presente tragédia na educação paulista. Num ACERTO DE VISTA, demonstramos o caráter limitante do Sistema Nacional de (des)educação.

Para recapitular o contraste entre o que se tem feito e o resultado alcançado, PROBLEMAS NACIONAIS explica a você o estelionato pedagógico em que estamos envolvidos. Mas que retrato é completo sem uma gota de literatura? Por isso o CONTO traduz o dito problema em distopia.

Conforme prometido, o outro lado da balança, que começa indicando a essência da educação em poucas palavras, sugerindo UMA IMAGEM PARA GUARDAR.

ESMERIL ENTREVISTA os editores da Livros Vivos, iniciativa que tem provido o mercado brasileiro com materiais escolares muito mais interessantes que os enfadonhos livros didáticos que fazem a tristeza de nossos filhos.

Mônica Siqueira conta a história de sua coleção de história do Brasil para crianças em PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, e para que você termine a edição sem perder a esperança, encerramos nossa contribuição ao frenesi causado pela nova empreitada anti-educacional em curso com relatos reais embebidos de reflexões sinceras, reunidos numa CRÔNICA extraída diretamente das salas de aula concretas com que lidamos dia após dia.

A resposta à crise educacional brasileira não é inexistente – mas é demasiado humilde para impressionar um povo viciado em magia, irrealismo e exasperação.

Boa leitura e até breve!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor