LEIA NESTA EDIÇÃO丨38

Bruna Torlay
Bruna Torlay
Estudiosa de filosofia e escritora, frequenta menos o noticiário que as obras de Platão.

Quem tem medo do escuro, apavora-se ao menor sinal de perigo. Mas há quem aprenda, com os morcegos, a caminhar no escuro rumo à luz da esperança, da benevolência, do exemplo maior, da coragem e da sensatez. O icônico Batman fez do seu pior temor uma arma, convertendo a feia imagem do morcego num símbolo luminoso, cuja projeção no céu da cidade era a luz no fim do túnel. Entre as sombras e a luz, o morcego tem algumas lições a ensinar aos conservadores exasperados com seu futuro próximo. Feche os olhos e siga o fio.

Vida e legado conta a breve e heroica trajetória de Oscar Perez, cujo nome merece ser decorado por cada pessoa que repudia a ditadura comunista imperante na Venezuela.

A trajetória criativa por trás do homem-morcego, desde sua primeira aparição no mundo dos quadrinhos até o Cavaleiro das Trevas, acompanha o seu Perfil.

Esmeril entrevista a jornalista Cristina Graeml, cujo combate incansável contra a força da mentira continua firme e forte, amparado em sua confiança na vitória final da luz sobre as sombras. E para ACABAR com nossa aversão aos morcegos, Richard Rasmussen fala sobre sua admiração pelo único mamífero que vôa, sua experiência com hematófagos e o sentimentalismo que paira sobre as falsas ideias relacionadas à difícil ciência da conservação.

Na seção Ativismo em pauta, Bernardo Küster conta as dificuldades ao longo da produção do documentário Eles estão no Meio de nós, e como o combate sério às mentiras da teologia da libertação impactam sua vida.

Na Marca da cal introduz você às regras do futebol para cegos, esporte em que a seleção brasileira é campeã invicta, diga-se de passagem. Mas é com uma Dose de fé que você encontra a resposta sobre o reto caminho, sempre que cego diante dos próximos passos após uma sofrida derrota.

Humor é para os fortes que não temem os coringas que assaltaram o poder de novo; então resolva primeiro seu medo de morcegos no Ensaio.

Se você ainda não entendeu o que os morcegos podem nos ensinar, descubra a força da imagem dessa edição na seção que fala sobre nós, afinal E o povo com isso?

Rodrigo Ferrari, do canal Platinho, assina o Especial, um ensaio em resposta à questão: por que o Batman usa máscara, que parte de Platão e termina afirmando a realidade do disfarce em análise.

A Beleza importa sempre, sobretudo quando o clássico embate entre luz e sombras rouba a cena, e dessa vez na pele do pintor de hecatombes Eugène Delacroix.

Bruno Fontana resolveu entrar num instrutivo Bate-boca com Pedro Sette-Câmara, seguido pela brilhante exposição do Padre Bernardo Maria, em Patrimônio e Memória, a respeito do verdadeiro papel dos conservadores na igreja católica.

Conversar é pensar junto, não é? Pois dessa vez a conclusão da conversa foi que luz também cega, e onde vemos obscuridade, existe ali um amigável túnel que conduz à saída para fora dos abismos do esclarecimento.

Apenas a Alta cultura nos permite desfazer confusões de consequências nefastas, razão por que é preciso analisar fragmentos de luz esquecidos pela narrativa sombria sobre uma Idade-média falseada.

Por fim, num Acerto de vista, a força da luz é remetida à sua origem real e o Conto, só Deus sabe o quanto vai te emocionar. 

Quando anoitecer, leitor, acenda a discreta luz do abajur e siga o voo noturno do morcego de perto, até aprender com ele a fazer da sua inteligência o radar que supera a má visibilidade de um futuro incerto.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor