LEIA NESTA EDIÇÃO丨51

Bruna Torlay
Bruna Torlay
Estudiosa de filosofia e escritora, frequenta menos o noticiário que as obras de Platão.

Em outubro deste ano, a Revista Esmeril completou quatro anos de atividades, moldando mentes e polindo perspectivas. Por aqui já passaram mais de 40 colaboradores, inúmeros entrevistados, cinquenta temas distintos, pensados para devolver a olhos míopes o grau adequado para ver melhor assuntos fundamentais. E agora, em agradecimento ao empenho constante de nossos colaboradores mais assíduos, comemoramos nosso 5º natal em clima de tema aberto. Como? Sim, pedimos aos nossos escritores que elaborassem artigos sobre o assunto mais importante que tivessem a comunicar a vocês, leitores. E assim aconteceu.

Vida e Legado aborda a trajetória do homem que remodelou a pecuária brasileira, tendo antes fundado uma das maiores empresas de transporte público do Brasil. É sobre a centralidade da imaginação no empreendedorismo que falamos aqui.

O Perfil é de uma pessoa que entende mais da vida que muitos vendedores de receitas de felicidade, tendo forjado o caráter em meio a adversidades verdadeiras e legítimas, que nem por isso a desencorajaram a saber que a vida vale a pena ser vivida. Separe o lenço antes de enfrentar esse artigo, um dos mais bonitos já publicados por esta revista desde a sua fundação.

Política e Sociedade apresenta a você um panorama da ação política concreta na América Latina, com seus vieses e reveses, sob a lupa treinadíssima de Paulo Henrique Araújo, diretor do PHVox. Compreender o tempo para prezar o que o transcendente é o que corre nas entrelinhas dessa entrevista.

Em complemento, Governança e Estratégia analisa o problema estratégico da direita brasileira por meio da prática espiritual mais importante da vida, a confissão.

Como a estrela do Natal é uma criança, e consequentemente, assim são a cada Natal todas as crianças do mundo, é para elas que pensa, cria e aponta que A Beleza Importa uma jovem autora de presente admirável e futuro brilhante.

No mesmo espírito, Ativismo em pauta convida você, leitor, a inscrever em suas promessas de ano novo um cuidado especial por seus filhos, no que diz respeito aos males operados contra eles por um mundo invertido.

Para reforçar este compromisso, Problemas Nacionais mostra a você o cenário de terra arrasada da educação brasileira, cujas raízes são explicitadas. Mas também apontamos o caminho ao riacho mais próximo, para que recuperemos a lavoura desse esquecimento.

É impossível termos algum senso de proporções sem recordar os mártires maiores do embate perene entre liberdade de consciência e lógica política. Por isso a seção Patrimônio e Memória retorna a Sócrates para explicar o fenômeno atual do assassinato de reputações democraticamente empreendido nas redes sociais.

Na Marca da Cal surpreende com uma demonstração legítima de como devemos ler adequadamente a História, tendo por parâmetro o futebol brasileiro. Eis uma articulação entre alta cultura e universo popular pela qual você, confesse, não esperava.

Por falar em Alta Cultura, o melhor dos presentes de Natal disponíveis no mercado editorial brasileiro ilustra, literalmente, esta seção. Se você não acredita que heroísmo e santidade confluem até mesmo em quadrinhos, precisa começar por aqui.

Mas é claro que nosso escritor de espírito socrático viveu apuros diante do desafio de escrever sobre o que julgasse mais importante – pensando ele que cada recanto da realidade é essencial. Por isso, Conversar é Pensar Junto convoca você, leitor, para ajudar o articulista em suas dúvidas fatais sobre o significado de Deus entre o tudo e o nada. Prepare-se para entrar em parafuso – e faça pela editora que lhes escreve a gentileza de anotar as sete heresias neste inédito jogo de erros.

Na Ordem do dia está a crise da Igreja – uma crise institucional, certamente, uma vez que a essência dela mesma não é passível de destruição, enfrentando desde o nascimento assaltos sem fim, aos quais têm milagrosamente resistido.  

Temos ainda um Ensaio altamente emotivo quanto às razões pelas quais alguém escolhe o seu lado numa guerra, fato que, desde sempre, divide corações e convoca decisões difíceis. Por último, um Conto em tributo a um dos maiores escritores brasileiros, aquele que nos ensinou a olhar para a vida como ela é.

Feliz Natal, leitor, e nos vemos ano que vem.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor