Hamas adquiriu dezenas de empresas turcas
A Turquia tem sido uma aliada chave do Hamas há anos, fornecendo apoio político vital, um centro financeiro e uma plataforma para as atividades do grupo terrorista. Essa aliança teve implicações de longo alcance, ajudando o Hamas a construir um aparato terrorista maciço e perpetrar o massacre em massa de israelenses em (07) de outubro.
Notavelmente, a Turquia tem servido como um centro central da atividade empresarial do Hamas. De acordo com informações reveladas anteriormente, o grupo terrorista de Gaza adquiriu dezenas de empresas turcas e recebeu mais assistência do governo turco.
No geral, o Hamas ganhou cerca de $100M anualmente com estas atividades, ajudando a financiar a sua máquina de terror. No entanto, a conexão turca com o Hamas vai muito além do apoio financeiro.
Em julho de 2023, Israel interceptou 16 toneladas de materiais explosivos enviados da Turquia para Gaza. Em março, a agência de segurança Shin Bet prendeu uma célula do Hamas, recém-chegada da Turquia, planejando ataques contra Israel.
Não está claro se as autoridades turcas estavam envolvidas ou cientes dessas atividades terroristas. No entanto, não há dúvida de que Ancara e o Hamas se envolveram em contatos de alto nível por anos.
Erdogan se reúne com chefes terroristas
Em 2020, o presidente turco Erdogan recebeu uma delegação do Hamas composta por alguns líderes terroristas importantes. Isso incluiu Saleh al-Arouri, um comandante militar sênior intimamente envolvido na concepção de operações do Hamas.
Mais tarde, o Hamas elogiou a reunião, alegando um briefing sobre várias questões políticas. No entanto, nos bastidores, os lados provavelmente discutiram alguns tópicos sensíveis e planos obscuros.
Erdogan também se encontrou com o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em uma sessão com a participação de Hakan Fidan, chefe de inteligência da Turkey. A presença de Fidan, conhecido como um forte defensor do Hamas, sugere que a reunião abordou questões importantes relativas às atividades do Hamas.
As reuniões acima foram divulgadas, mas outros contatos entre a Turquia e o Hamas provavelmente permaneceram em silêncio. No entanto, o governo turco também supostamente forneceu ao Hamas ferramentas operacionais valiosas.
De acordo com fontes israelenses, o diretor do Shin Bet, Tomer Bar, deixou claro que Israel caçará líderes do Hamas em todo o mundo, mesmo na Turquia. Um relatório de acompanhamento disse que as autoridades de inteligência turcas alertaram Israel que os assassinatos em solo turco terão graves repercussões.
Neste momento, é difícil avaliar se Mossad tenciona tomar medidas contra o Hamas na Turquia. Mas à medida que Israel se move para erradicar a ameaça do Hamas, Jerusalém terá que tomar algumas decisões difíceis sobre suas relações com Ancara.
Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023