14.4 C
São Paulo
terça-feira, 28 junho, 2022

Iniciativa privada: Jeff Bezos anuncia a construção de nova estação espacial

Revista Mensal
Vitor Marcolin
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

O centro de pesquisa que orbitará a Terra é mais um dos projetos bilionários de exploração comercial do Espaço

Foi-se o tempo em que os projetos de exploração do Espaço Sideral eram encabeçados exclusivamente pelas agências espaciais estatais. A segunda década do século XXI testemunha o nascimento de uma nova modalidade de empreendimentos: os negócios espaciais. Se a conquista do Espaço sob a batuta dos governos objetivava a domínio de novas modalidades de poder bélico — tudo pela “Ciência” –, agora a exploração espacial é o objeto de prospecção preferido dos bilionários para quem os recursos da boa e velha Terra já não bastam.

Nesta segunda-feira, 25, os porta-vozes da Blue Origin, um dos empreendimentos do dono da Amazon, o excêntrico Jeff Bezos, anunciaram que a empresa planeja lançar uma estação espacial cuja capacidade será de até 10 pessoas. O prazo para a conclusão do projeto estende-se até 2030. O anúncio da Blue Origin é mais uma das vozes que clamam pela corrida comercial do Espaço.

Batizada de “Orbital Reef“, a estação fora descrita, num comunicado oficial à imprensa, como um “parque empresarial de uso misto no espaço” cujo propósito é oferecer apoio à pesquisa e à fabricação [de qualquer coisa] sob o efeito da microgravidade. O empreendimento, que é produto de uma parceria comercial celebrada entre a Blue Origin e a Sierra Space, também terá apoio da gigante Boeing e da Universidade Estadual do Arizona.

(Reprodução/Blue Origin)

“Por mais de 60 anos, a NASA e outras agências espaciais desenvolveram voos espaciais orbitais e a habilidade do Espaço, preparando o terreno para o início dos negócios espaciais nesta década. Nós vamos ampliar o acesso, reduzir o custo e fornecer todos os serviços e comodidades necessários para normalizar o voo espacial”.

Brent Sherwood, Executivo da Blue Origin

A NASA, antevendo a nova realidade das viagens ao Espaço que se delineia no horizonte ao final da década, avalia o futuro da Estação Espacial Internacional (ISS). A agência estatal americana mantém um contrato comercial com uma companhia de nome AXIOM para a construção de uma estação espacial que, no início de sua operação, será acoplada à ISS para depois orbitar livremente.

A “Orbital Reef“, segundo a Blue Origin, orbitará a Terra a uma altitude de cerca de 500 quilômetros — ligeiramente acima da ISS — e os seus felizardos inquilinos terão o privilégio de testemunhar a esquisitice de 32 crepúsculos diários. A estação do Jeff Bezos acomodará um contingente máximo de 10 pessoas num espaço de 830 metros cúbicos — volume pouco menor que o da ISS — tudo sob a proteção de módulos futurísticos que ostentarão amplas janelas.

Bezos que, graças à Amazon ocupa o segundo lugar no pódio dos três homens mais ricos da Terra, fundou a Blue Origin no ano 2000 com o visionário — e nobilíssimo — propósito de criar colônias que orbitarão o campo gravitacional do planeta, sob a gravidade artificial, nas quais milhões de felizardos poderão trabalhar, pagar os seus boletos e gozar do entretenimento futurista. Assim, a Terra se verá livre dos elementos humanos inconvenientes. Tal projeto inculcado na cabeça de Bezos teria sido inspirado pelo seu professor de física em Princeton, o Gerard O’Neill.

Com informações do portal UOL e do site oficial da Blue Origin.

“O tempo e o espaço são modos pelos quais pensamos e não condições nas quais vivemos”.

Albert Einstein

Este conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril. Assine e confira as matérias dessa edição e de todo nosso acervo.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img