Trepados em um balão, dois exploradores conseguem ascender até a região da estratosfera terrestre. O feito pioneiro entrou para a história das conquistas espaciais

No longínquo 27 de maio de 1931, o físico, inventou e explorador suíço Auguste Piccard e seu fiel assistente Paul Kipfer realizaram um feito memorável para a história das conquistas espaciais. Ambos decolaram de Augsburg, na Alemanha e, abrigados no interior de um balão especialmente projetado para a viagem, tornaram-se os primeiros seres humanos a ascenderem até a estratosfera terrestre. Os aventureiros audaciosos atingiram a altitude recorde de 15.785 metros.

Auguste Piccard, à direita, e seu fiel assistente Paul Kipfer.

Durante o voo, os exploradores conseguiram reunir um significativo material sobre as condições físicas da atmosfera superior da Terra. A intensidade da radiação de raios cósmicos também fora auferida pelos pesquisadores. A família Piccard é célebre pelas realizações no âmbito da exploração científica. O patriarca Auguste serviu de inspiração para a criação de icônicos personagens da cultura popular do século XX: o Professor Girassol, dos quadrinhos de Tintim, e o capitão Jean-Luc Picard, da série Star Wars, foram criados inspirados no explorador.

Artigo sobre a célebre viagem de Piccard publicado num periódico científico em agosto de 1931.

Com informações do portal History UOL e da Revista Galileu.

“Através das janelas, nós víamos a terra através de uma névoa cor de cobre e depois azulada. Parecia um disco plano com a borda virada para cima”.

Auguste Piccard

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar