A erupção do vulcão La Soufriere, localizado na ilha de São Vicente e Granadinas, felizmente não deixou vítimas fatais

Depois de décadas adormecido, o vulcão La Soufriere, localizado na ilha de São Vicente e Granadinas, um dos países membros da Comunidade Britânica de Nações, a Commonwealth, entrou em erupção. O fenômeno fora registrado na última sexta-feira, 9 de abril. Além do Brasil, as cinzas da erupção foram registradas também em outros países da América, como na Venezuela, na Guiana e no Suriname; além de países do continente africano.

Informações divulgadas pelo MetSul Meteorologia, “um dos principais geradores de conteúdo de informação meteorológica do Conesul”, segundo o próprio site, os gases cinzentos provenientes do vulcão caribenho começaram a chegar à região Norte do Brasil no domingo, 11 de abril. Os primeiros Estados Brasileiros nos quais as cinzas puderam ser observadas foram Amapá e Roraima; na sequência, elas avançaram pelo Amazonas e o Pará.

O sensor Tropospheric Monitoring Instrument (TROPOMI) acoplado ao satélite Sentinel 5 Precursor, da Agência Espacial Europeia (ESA), gerou imagens que revelam a expansão do material liberado pelo vulcão rumo à Guiana, ao Suriname e à Venezuela. A equipe do MeSul explicou que, com o auxílio das correntes de vento, as cinzas foram ainda mais longe, espalhando-se por vastas regiões do Oceano Atlântico. O material expelido pelo vulcão está estável a uma altura de cerca de 16 Km e não traz riscos para quem vive sob as áreas pelas quais ele está avançando.

Histórico de erupções

Os registros das atividades eruptivas do vulcão La Soufriere, no Caribe, remontam ao início do século XVIII. Porém, a mais forte de todas as erupções aconteceu no ano de 1902, quando um sistema de alerta eficiente ainda não existia. A fatalidade vitimou mais de mil e seiscentas almas. O último registro significativo ocorreu em 1979, felizmente não houve vítimas graças à agilidade dos serviços de evacuação da ilha. No final do ano passado, os cientistas começaram a detectar sinais de que o La Soufriere havia despertado; e, com o aumento significativo da atividade sísmica em abril, as autoridades locais recomendaram a evacuação das regiões próximas ao vulcão.

As erupções continuam e podem durar algumas semanas, segundo os cientistas.

Com informações do site do MetSul — Meteorologia e do portal TecMundo.

“(…) Depois, ouvi uma voz forte que vinha do Santuário e dizia aos sete anjos: ‘Ide, despejai sobre a terra as sete taças do furor de Deus'”.

Apocalipse XVI, 1.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude manter o Esmeril News no ar!

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar