19.4 C
São Paulo
domingo, 5 dezembro, 2021

Financiamento científico: bolsas de iniciação científica por meio do Auxílio Brasil

Revista Mensal
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

Estudantes serão contemplados pelo programa do Governo Federal

Hoje, 24, o Diário Oficial divulgou um Decreto Presidencial de grande interesse para os estudantes de todo o país. Nos últimos meses, o Governo Federal recebera críticas por “cortar investimentos” em diversos setores da pesquisa científica. Hoje, porém, como atesta o DOU, o Governo anuncia uma medida objetiva para retomar os investimentos.

Trata-se do decreto que “aperfeiçoa pontualmente dispositivos referentes à Bolsa de Iniciação Científica Júnior“. O propósito evidente é dar mais celeridade à execução do projeto de financiamento para as pesquisas científicas desenvolvidas por jovens estudantes. O Decreto nº 10.866 faz alterações em um Decreto promulgado anteriormente, o de nº 10.852, que traz os regulamentos do Programa Auxílio Brasil, publicado a 8 de novembro.

Segundo as informações divulgadas pela Secretaria-Geral da Presidência, as atualizações feitas no novo Decreto favorecem também a operacionalização da Bolsa de Iniciação Científica Júnior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A entidade que intermediará os trâmites entre o MCTIC e o programa de investimentos será o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Estudantes de escolas do DF visitam os estandes da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“(…) são consideradas aptas ao credenciamento as competições que tenham recebido apoio, de qualquer natureza, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, na edição realizada no período de referência considerado”.

Trecho do Decreto

Para além disto, o Decreto atribui ao Ministério da Cidadania (MC) o poder de indicar a aplicação de recursos “em outras ações de gestão e de execução descentralizada do Programa Auxílio Brasil“. A Bolsa de Iniciação Científica Júnior será concedida aos estudantes membros das famílias contempladas pelo Programa Auxílio Brasil que tenham conquistado destaque em competições acadêmicas e científicas, no âmbito nacional, vinculadas a temas da educação básica.

Com informações do portal de noticias Agência Brasil.

“Existe uma coisa que uma longa existência me ensinou: toda a nossa ciência, comparada à realidade, é primitiva e inocente; e, no entanto, é o que temos de mais valioso”.

Albert Einstein

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img