21.9 C
São Paulo
segunda-feira, 29 novembro, 2021

DOSE DE FÉ | Catarina de Alexandria

Revista Mensal
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Sábia e eloquente, a Padroeira dos filósofos cristãos e estudantes de filosofia foi assassinada por um imperador que ficou sem argumentos

Hoje é dia de Santa Catarina de Alexandria, virgem e mártir.

Catarina era uma jovem nobre de Alexandria, filha do rei Costes, convertida ao cristianismo. Versada nas artes liberais, erudita, sábia e eloquente, aos 18 anos confrontou imperador Maxêncio Daia, que convocou 50 sábios de todos os cantos do Império Romano para debater com ela e humilhá-la. Imbuída da graça de Deus e da Verdade evangélica, a jovem refutou-os um a um, e mais, converteu a todos. Furioso, o imperador mandou queimá-los. Depois, mandou torturar a princesa alexandrina, trancando-a em um calabouço cheio de escorpiões e a privando de alimento por 200 dias. Durante esse período, Catarina foi amparada pelos anjos do Senhor e por Ele alimentada e, em contato com a esposa de Maxêncio e com capitão de campo Porfírio, converteu os dois e mais 200 soldados.

Ao fim dos 200 dias, encontrando a jovem mais resplandecente que antes, o imperador mandou moê-la em uma máquina com quatro rodas armadas com pregos, mas, por ordem de Nossa Senhora, a máquina foi destruída e os pregos voarem longe, atingindo e mantando muitos dos pagãos não piedosos que assistiam à cena. Admoestado pela esposa, que se revelou convertida, Maxêncio ordenou que ela fosse levada para fora da cidade, lhes fossem arrancados os seios e fosse decapitada. Também ordenou a morte de Porfírio e seus 200 soldados. Depois, não conseguindo converter Catarina, ordenou-lhe a morte por decapitação. Do corpo da jovem, em vez de sangue, jorrou leite e, segundo conta a Legenda Aurea, seu corpo foi levado por anjos de Deus para o Monte Sinai, onde foi enterrado no ano de 305. 

Jacopo de Verazze atenta para que Catarina de Alexandria é admirável em cinco aspectos: sabedoria, eloquência, firmeza, castidade e privilégios (como ser visitada em vida por Jesus Cristo, o leite que escorre de suas chagas ou o perfume que emada de seus ossos). É invocada como Padroeira dos filósofos cristãos e estudantes de filosofia.

Santa Catarina de Alexandria, rogai por nós!

 

A princesa alexandrina

 

Depois de um rei lograr e converter

a rainha e centenas de descrentes,

depois de a um moedor sobreviver,

depois de penas duras e inclementes,

 

e a todas elas, sã, sobreviver,

o destino das almas inocentes

espera Catarina logo ver.

Após a extrema pena, ali presentes,

 

os anjos do Senhor levam-na embora

e enterram-na num santo monte, donde

jorram graças e bênçãos a quem ora

 

à virgem mártir que por lá se esconde

e repousa, a princesa alexandrina,

a doce, e sábia, e santa Catarina.


Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

- Advertisement -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

Finados

Finados   I Dos bisos conheci o Nona e a Nono, avós do pai, bem pouco conhecidos, na verdade, em seus mundos recolhidos, alçados quase...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img