ENTREVISTA | O mês de setembro, com Padre Paulo Silva

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

“Neste mês somos convidados a meditar, rezar e redobrar nosso empenho em ter a Bíblia como um alimento e uma luz que ilumina nossa mente e nosso coração”

O aparentemente infindável agosto terminou, e adentramos o mês da Bíblia, de Nossa Senhora das Dores e dos Santos Arcanjos.

O Padre Paulo Silva, da Diocese de Naviraí (MS), fala um pouco sobre os sentidos destes três aspectos de setembro, para que os leitores possam viver melhor e mais plenamente este mês, sempre em comunhão com Nosso Senhor Jesus Cristo, Centro de tudo em nossas vidas.

Acompanhe a entrevista abaixo, e um excelente e santo setembro!


Revista Esmeril: Padre, estamos iniciando o mês de setembro, e há alguns aspectos deste mês que merecem discussão. Fale um pouco sobre a razão deste ser o mês da Bíblia, o que isso significa para os fiéis.

Padre Paulo: O mês de setembro, para nós católicos no Brasil é o mês dedicado à Bíblia, isso desde 1971. Mas desde 1947 se comemora o “Dia da Bíblia” no último domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu em 340 e faleceu em 420 d.C.), que foi um sacerdote, teólogo, historiador, estudioso e tradutor da Bíblia. Por isso é considerado o Patrono de todos que se dedicam a estudar e amar as Sagradas Escrituras.

A Palavra de Deus é uma pessoa: JESUS CRISTO! E Ele é nosso elo de unidade que nos congrega em um só rebanho com um só pastor (cf. João 10,14-16). A Bíblia não deve ser um motivo de cisão eclesial, mas quando lida e vivida segundo a sagrada Tradição é fonte de vida e verdade.

Revista Esmeril: Exatamente no meio de setembro, no dia 15, a Igreja celebra Nossa Senhora das Dores. Fale um pouco sobre o significado e a importância dessa data.

Padre Paulo: Nossa Senhora das Dores, também chamada de Nossa Senhora da PiedadeNossa Senhora da SoledadeNossa Senhora das AngústiasNossa Senhora da AgoniaNossa Senhora das LágrimasNossa Senhora das Sete DoresNossa Senhora do CalvárioNossa Senhora do Monte Calvário, Mãe Soberana e Nossa Senhora do Pranto

Estes títulos de Maria Santíssima nos recordam a força e a fé da Mãe de Deus. É claro que a fé cristã não tem um senso masoquista ou cultua a dor, não se trata disso! Mas olhemos para a vida sofrida, de uma pobre mãe viúva ver seu Filho morrer assassinado lentamente diante dos seus olhos. Mas conhecemos o final da história! A espada de dor que transpassou Maria foi a causa da glória da sua Assunção. Maria é solidária com a dor dos pequenos e sofridos. É nosso modelo de fidelidade mesmo em meio aos sofrimentos da vida.  

Revista Esmeril: Já no final do mês, dia 29, a Igreja celebra o dia dos Santos Arcanjos. Comente essa data também.

Padre Paulo: Dia 29 a Igreja celebra a festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. É claro que existem milhares de anjos no Céu, cada qual na sua função e hierarquia própria, porém a Bíblia apresenta estes três arcanjos, sabemos o nome deles e suas específicas missões na história da salvação.

Miguel (que significa “quem como Deus?”) é o protetor da Igreja, o anjo que derrotou Satanás e seus anjos na grande rebelião. Aparece diversas vezes na Bíblia, sempre em posição de protetor e de luta contra o mal.

Gabriel é muito conhecido de todos, o arcanjo da Anunciação à Virgem Maria. Seu nome significa “força de Deus” / “Deus é nossa proteção”. Também anunciou o nascimento de João Batista. É considerado o grande anjo mensageiro, principalmente por ter anunciado à humanidade o nascimento do Messias.

Rafael (que significa “Deus curou” / “Medicina de Deus”), restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém amiga e importante.

Revista Esmeril: Para terminar, gostaria que deixasse uma mensagem para que os fiéis vivam um setembro especialmente pleno.

Padre Paulo: Deus é a Verdade, e manifestou a sua vontade nas Sagradas Escrituras. Elas são, portanto, dignas de toda confiança. Assim está escrito: “A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples.” (Salmos 19,7). “O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.” (Salmos 19,9).

O tema central da Bíblia é a pessoa de Jesus Cristo. E o próprio Senhor nos testificou a veracidade da Escritura. Os escritores do Novo Testamento de igual forma são dignos de credibilidade, já que os discípulos receberam a ordem do próprio Messias para proclamar a Boa Nova da Salvação. Embora redigidos por seres humanos, os Textos Sagrados são conduzidos pela ação do Espírito Santo, que se usa da sensibilidade humana para olhar os fatos aos olhos da fé e assim perceber o querer e ação de Deus na vida e na história do povo de Seus filhos.

Neste mês somos convidados a meditar, rezar e redobrar nosso empenho em ter a Bíblia como um alimento e uma luz que ilumina nossa mente e nosso coração. Vamos declarar juntos: “Tua palavra é lâmpada para os meus pés, luz para os meus caminhos” (Sl. 118, 105).


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor