MURALHA DE LIVROS | Filosofia, espiritualidade, literatura e HQs

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Destaques da semana são obra sobre a filosofia de Edith Stein, publicada pela Editora Ecclesiae, e HQ sobre Vladimir Putin, da QS Comics

Filosofia, espiritualidade, literatura e – pela primeira vez nesta coluna – uma HQ marcam a Muralha desta semana.

A Ecclesiae acaba de lançar o livro Edith Stein: um prólogo filosófico, 1913 – 1922, em que o filósofo Alasdair MacIntyre busca situar e explicar a obra da Santa Mártir do século XX. MacIntryre ilumina os pontos cruciais e os insights de seus escritos da Stein, e se debruça particularmente sobre a relação da filosofia da Santa alemã com a sua vida, considerando tanto o contexto social quanto o da filosofia alemã nas primeiras décadas do século XX. O resultado de sua pesquisa é uma fascinante demonstração de como a filosofia pode não ser simplesmente um complexo de abstrações acadêmicas, mas verdadeiramente formar uma pessoa.

A Virgo Fidelis lançou o tesouro Familiaris Consortio: a função da família cristã no mundo, Exortação Apostólica de São João Paulo II, de 22 de novembro de 1981, sobre o valor do amor familiar na comunhão com Nosso Senhor e Sua Igreja. O discurso era direcionado a todos os católicos, mas, conforme o próprio Pontífice, “particularmente aos jovens, que estão para encetar o seu caminho para o matrimónio e para a família, abrindo-lhes novos horizontes, ajudando-os a descobrir a beleza e a grandeza da vocação ao amor e ao serviço da vida.”

E já que falamos do Santo Padre polonês, vale aqui citar um lançamento recente da Mater Verbi, A História de João Paulo II: um menino que se tornou Papa. Escrito e ilustrado por Fabiola Garza, o livro conta para as crianças a história do Santo Pontífice, desde que era um menino que gostava de estar ao ar livre, atuava em peças de teatro e sonhava fazer grandes coisas, até se tornar um dos Papas mais amados de dois séculos.

E esta semana a literatura brasileira ganhou mais uma obra de Alexandre Soares Silva, Totolino, publicado pela Danúbio. Neste seu quarto romance, o autor nos apresenta a divertida história de Totolino, um serial killer italiano que mata as suas vítimas enquanto canta as mais famosas peças operísticas. A sua sequência de crimes acaba o tornando mundialmente popular e todo um movimento político e cultural se desenvolve em torno dos seus atos. Quando o assassino resolve vir ao Brasil, em busca de mais uma vítima, a sua presença se torna motivo de controvérsia nacional. Mais que uma sátira, Totolino é uma impressionante alegoria dos tempos loucos em que vivemos.

Para terminar, a QS Comics presenteia o público com a primeira HQ da Muralha, A Rússia de Putin: a ascensão de um ditador, de Darryl Cunningham. O autor investiga a história por trás do cartel criminoso de Putin e sua influência malévola no mundo; analisa as guerras na Síria, na Geórgia e na Ucrânia, cujas raízes estão nas ambições de Putin de restaurar os antigos territórios da Rússia; investiga os envenenamentos de Salisbury, os brutais assassinatos do político Boris Nemtsov e da jornalista Anna Politkovskaya, em Moscou, além do assassinato de Alexander Litvinenko, em Londres. Cunningham mostra como o governo russo interferiu nas eleições americanas e por que o Ocidente fazia vista grossa, até a recente invasão da Ucrânia. Uma obra devastadora sobre o capangada da KGB que veio a se tornar um dos homens mais importantes e perigosos do mundo.

Enfim, os tijolos da semana são estes. Fica a dica de sempre: leiam, estudem, construam suas muralhas, enriqueçam seus espíritos, e até o próximo sábado!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor