Funcionários e familiares começarão a evacuar o país nesta segunda-feira (24)
Com o preocupante cenário crescente de instabilidade no Leste Europeu. Na noite deste domingo (23/01), o Departamento de Estado dos EUA emitiu um alerta para os funcionários e seus familiares da Embaixada Americana na Ucrânia – comecem a evacuar o país já nessa segunda-feira.

No início da semana passada, a Casa Branca alertou que a Rússia pode invadir a Ucrânia a qualquer momento.
“Há relatos de que a Rússia está planejando uma ação militar significativa contra a Ucrânia. As condições de segurança, particularmente ao longo das fronteiras da Ucrânia, na Criméia ocupada pela Rússia e no leste da Ucrânia controlado pela Rússia, são imprevisíveis e podem se deteriorar com pouco aviso”.
Trecho no nota divulgada neste Domingo (23)

A chegada de jatos avançados de combate russos à Bielorrússia, ao norte da Ucrânia, tem preocupado o governo americano. O Pentágono está preocupado com o fato de que a capital ucraniana agora esteja na mira de ataques. Em poucos dias, Washington também deve encorajar os americanos a deixarem o país europeu por voos comerciais enquanto ainda estão disponíveis.

Desde os últimos meses de 2021, a Rússia concentrou cerca de 100 mil soldados, carros de combate e outras armas pesadas perto da fronteira com a Ucrânia. Esta é uma movimentação que o Ocidente teme ser o prelúdio de uma invasão à Europa Oriental.

O cenário de instabilidade geopolítica ocorre mediante uma crise diplomática em que a Rússia exige as garantias de que a Ucrânia nunca seja permitida na OTAN, e que os Estados Unidos não instalem armas nucleares naquele país.
Com informações do canal Fox News.

“A energia em combate varia em proporção à intensidade da força que a motiva, seja ela o resultado de uma convicção intelectual ou da emoção”.
— Carl von Clausewitz
Gosta do nosso conteúdo? Assine a Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!