DOSE DE FÉ | São Venceslau

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

São Venceslau teve seu reinado marcado pela caridade tanto no alívio dos sofrimentos dos pobres quanto no ato de maior amor que um rei então poderia fazer: a evangelização de seu povo

Hoje é dia de São Venceslau, rei e mártir.

Nascido em 907, na Boêmia (hoje República Checa), era filho do Rei Vratislau. Foi educado por sua avó, Ludmila, que o formou na fé cristã.

Vratislau, conhecendo o caráter piedoso do filho, deixou-lhe o trono em herança antes de morrer, e Venceslau, ainda muito jovem, deveria tornar-se o monarca. Mas sua mãe, a anticristã Draomira, usurpou o trono e começou uma perseguição contra os cristãos. Isso por breve tempo, pois as cortes da Boêmia a depuseram e deram o trono ao herdeiro de direito.

O reinado de Venceslau, que assumiu a coroa com apenas 16 anos, foi marcado pela caridade, tanto no alívio dos sofrimentos dos pobres quanto no ato de maior amor que um rei então poderia fazer: a evangelização de seu povo.

Certa ocasião, quando um duque chamado Radislau ameaçou travar uma guerra pelo trono, para que não houvesse grane derramamento de sangue, Venceslau propôs-lhe um duelo: quem vencesse, ficaria com o trono, sem necessidade de guerra. O jovem rei venceu, e poupou a vida do adversário, que se reconciliou com ele. Com tais exemplos de honra a piedade, em pouco tempo Venceslau I tornou-se um rei popular e amado.

Vingança

Draomila, a rainha destronada, não conformada com sua situação, resolveu vingar-se de Venceslau. Cooptou seu outro filho, Boleslau, para matá-lo e tomar-lhe o trono. Assim, em 28 de setembro de 935, enquanto o rei rezava em ação de graças pelo batizado de seu filho, que acabara de ocorrer, Boleslau, acompanhado um grupo de conspiradores, assassinou-o a punhaladas no altar da capela. Draomira morreu dias depois, em uma acidente. Boleslau, por seu crime de lesa-majestade e fratricídio, foi condenado à morte pelo Imperador Oto I. São Venceslau foi sepultado na Igreja de São Vito, em Praga, e já passou a ser venerado como santo logo após sua morte. Constitui modelo de político que pauta suas ações pela honra e a caridade cristã.

São Venceslau, rogai por nós!

 

O martírio de São Venceslau

 

Quando reinava o bravo Venceslau,

contra ele conspiraram mãe e irmão,

que, tomados de sopro anticristão,

armaram contra o rei lance fatal:

 

o irmão, que se chamava Boleslau,

seguiu-o até a capela, e, à traição,

apunhalou-o bem no coração,

sem piedade, em júbilo infernal.

 

Jesus, ao ver seu sangue derramado,

do filho tão querido apiedado,

mandou buscá-lo angelical cortejo,

 

e o recebeu com festa e com trovejo,

e Venceslau curvou-se a seu Senhor,

o Rei dos Reis, o Pai do Eterno Amor.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor