DOSE DE FÉ | São Venâncio Fortunato

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

São Venâncio Fortunato peregrinou da Itália à França, para agradecer pela cura de sua cegueira, e acabou tornando-se Bispo de Poitiers e grande colaborador de Santa Radegunda, a rainha-monja dos francos

Hoje é dia de São Venâncio Fortunato, Bispo.

Nascido em Treviso, na Itália, em 530, Venâncio provinha de uma família pagã. Estudou gramática e retórica em Ravena, onde acabou se convertendo ao cristianismo. Aos 30 anos, ficou cego, e foi milagrosamente curado depois de tocar seus olhos com o óleo da lamparina que iluminava uma capela dedicada a São Martinho de Tours, de quem ele era devoto.

Em agradecimento por sua cura, saiu em peregrinação pela França, onde pretendia visitar o túmulo de São Martinho. Exímio poeta, Venâncio hospedava-se nas casas de nobres e Bispos, pagando pela estada com hinos religiosos que compunha. Suas composições acabaram levando muitos pagãos à conversão.

Depois de visitar o túmulo de São Martinho de Tours, Venâncio seguiu para Poitiers, onde conheceu Santa Radegunda, esposa cristã do rei merovíngio Clotário I. Ficou muito amigo da rainha, assim como do Bispo de Tours, São Gregório, e ambos passaram a ser seus mecenas (patrocinadores). Após algum tempo, sentindo-se chamado à vida religiosa, foi ordenado sacerdote pelo amigo Bispo.

No ano 600, Padre Venâncio foi eleito Bispo de Poitiers, cargo em que esteve até sua morte, em 14 de dezembro de 607. Foi aclamado como santo pela população de Poitiers logo em seguida. Entre as diversas obras de seu apostolado, conseguiu a conversão de Clotardo I, que era pagão quando o conheceu, e o apoio às obras piedosas de Santa Radegunda.

São Venâncio Fortunato, rogai por nós!

 

A São Venâncio Fortunato

Quando Venâncio Fortunato um dia
de repente perdeu sua visão,
rezou pedindo pela intercessão
de Martinho de Tours, a quem faria

santa e poética composição.
Curado, viajou em romaria
a Tours, de onde jamais retornaria:
no túmulo do santo, em gratidão

os versos que escrevera declamou,
e entre Poitiers e Tours a viajar,
no coração bem nítida escutou

a voz de Jesus Cristo a lhe chamar
à vida religiosa, que abraçou,
e um dia, santo veio se tornar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor