DOSE DE FÉ | São Sigismundo Gorazdowski

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Fundador da Congregação das Irmãs de São José, São Sigismundo Gorazdowski constitui um modelo ímpar de caridade e incansável dedicação aos necessitados

Entre aqueles que têm a honra de serem celebrados no dia de Santa Maria Mãe de Deus está São Sigismundo Gorazdowski, sacerdote.

Nascido em Sanok, na Polônia, em 1845, Sigismundo era de família católica devota. Desde pequeno teve a saúde frágil, e isso o motivou a sempre querer prestar auxílio aos enfermos. Chegou a ingressar no curso de Direto na Universidade de Lwow, mas, chamado à vida religiosa, trocou os bancos universitários pelos do Seminário Maior da cidade.

Um duro golpe de abateu sobre o jovem seminarista quando ele estava prestas a ser ordenado: seu estado de saúde agravou-se a tal ponto, que sua ordenação precisou ser suspensa por dois anos, período que para Sigismundo constituiu um verdadeiro calvário, tal era seu desejo de servir a Cristo como Seu sacerdote.

Em 1871, com a saúde melhor, Sigismundo pôde enfim ser ordenado, e desde o princípio de seu sacerdócio revelou seus carismas em diversas frentes, revigorando paróquias espiritualmente adormecidas. Editou e publicou um pequeno Catecismo, assim como Conselhos e Admoestações para seus filhos espirituais. Grande entusiasta da Santa Eucaristia, iniciou na Arquidiocese de Lwow a prática da Primeira Comunhão comunitária para as crianças, e também foi grande incentivador da tradição das lembranças de Primeira Eucaristia e Crisma. Além disso, sempre atento ao cuidado com os doentes, não poupou esforços e colocou sua própria vida e risco enquanto levava auxílio material e socorro espiritual a uma epidemia de cólera que devastou a cidade.

A partir de 1877, Padre Sigismundo ampliou seu campo de ação, e voltou-se muito para o trabalho de editor e redator, assim como à caridade para com os pobres. Aumentou as tiragens de seu Catecismo e publicou um manual para pais e professores, Princípios e Normas de uma Boa Educação. Passou a editar a Revista Bom Pastor, voltada para os sacerdotes. Ele mesmo contribuía com muitos artigos para a revista. Fundou a Casa do Serviço Benévolo, para crianças de rua e mendigos, e conseguiu tirar muitos miseráveis das ruas e encaminhá-los a uma vida digna. Também fundou, em Lwow, a Cozinha Popular, que servia refeições a baixo custo para trabalhadores, estudantes e toda a população pobre da cidade. Por essa época, ele ganhou os apelidos de Padre dos Mendigos e Pai dos Pobres.

Outra obra de misericórdia do Padre Sigismundo foi o Abrigo Incuráveis e Convalescentes, que surgiu como uma urgência em resposta a uma lei da época, que obrigava os enfermos a deixar os hospitais após seis semanas de internação, independente do estado em que se encontrassem.

Atento às necessidades educacionais entre os pobres, Padre Sigismundo também fundou o Internato São Josafá, que transformou muitos meninos pobres em cidadãos ilustres e beneméritos de Lwow, e o instituto Menino Jesus, que atendeu e salvou da miséria cerca de 3 mil crianças abandonadas e mães solteiras. Também atuou na Sociedade de Santa Salomé, que auxiliava viúvas pobres, e na Sociedade das Costureiras Pobres, e foi cofundador da Associação das Comunidade Beneficentes da Galícia, que coordenava todas as obras de misericórdia da igreja em Lwow.

Incansável em seu apostolado, Padre Sigismundo fundou a Escola Católica Polono-Alemã, e, a pedido do Papa Leão XIII, passou a editar mais um veículo católico de baixo custo, o Jornal Diário. Suas obras passaram a atrair o ódio dos inimigos da Igreja, e ele passou a sofrer inúmeras perseguições, inclusive por parte de maus membros do clero.

O número de obras coordenadas e dirigidas por Padre Sigismundo tornou-se tão grande que ele precisou de ajuda, colocando na direção da maioria das obas monjas franciscanas. Da associação daquelas Irmãs em torno dos trabalhos de São Sigismundo surgiu a Congregação das Irmãs de São José, fundada oficialmente em 17 de agosto de 1884. A Congregação, cujo lema é “Coração em Deus, mãos ao trabalho”, cresceu admiravelmente e espalhou-se em escolas, internatos e hospitais por todo o mundo.

Modelo caridade e incansável dedicação aos necessitados, São Sigismundo Gorazdowski faleceu em 1º de janeiro de 1920, aos 74 anos. Na época, havia recebido mais dois apelidos: “a perna do coxo” e “o olho do cego”. Foi beatificado em 2001, por São João Paulo II, e canonizado em 2005, por Bento XVI. Que seu amor verdadeiro pelos pobres e seu espírito de serviço nos inspirem neste ano civil que começa.

São Sigismundo Gorazdowsk, rogai por nós!

 

A São Sigismundo Gorazdowski

São Sigismundo é lembrado
no dia da Mãe de Deus,
e no Céu ele é um dos muitos
prediletos filhos Seus,
Seja o Santo Sigismundo
um modelo para o mundo!

Sigismundo, ainda estudante,
o Direito abandonou,
pois queria ser de Cristo,
e o sacerdócio abraçou.
Seja o Santo Sigismundo
um modelo para o mundo!

Reavivou muitas paróquias,
exortou à Eucaristia,
e confortou os moribundos
durante uma epidemia.
Seja o Santo Sigismundo
um modelo para o mundo!

Dedicou-se com afinco
ao ofício de editor,
e em tudo o que produziu
educou rumo ao Senhor.
Seja o Santo Sigismundo
um modelo para o mundo!

Aos pobres e abandonados
doou-se sem descansar,
pois seu lema era o Senhor,
e por Ele trabalhar.
Seja o Santo Sigismundo
um modelo para o mundo!

Como acontece com muitos
que se põe junto à Verdade,
perseguiram-no por causa
de sua santa caridade.
Seja o Santo Sigismundo
um modelo para o mundo!

Suas obras eram tantas,
tão grandes e tão variadas,
que para ajudá-lo foram
santas monjas convocadas.
Seja o Santo Sigismundo
um modelo para o mundo!

E dessas tantas Irmãs
trabalhando em comunhão,
em honra de São José
surgiu uma Congregação.
Seja o Santo Sigismundo
um modelo para o mundo!

Franciscano-josefinas,
as filhas de Sigismundo
espalharam caridade
aos quatro cantos do mundo.
Seja o Santo Sigismundo
um modelo para o mundo!

Um dia, já estando idoso,
Sigismundo foi dormir,
e acordou no Paraíso,
com Jesus a lhe sorrir.
Seja o Santo Sigismundo
um modelo para o mundo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor