DOSE DE FÉ | São Firmino

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Mártir do século III, São Firmino é considerado o Apóstolo das Gálias ppor seu trabalho de evangelização dos povos pagãos por toda aquela região

Hoje é dia de São Firmino, Bispo e mártir.

Nascido em Pamplona, na Espanha, no século III, Firmino provinha de uma nobre família pagã – seu pai, um senador de nome Firmo, governava a região em nome de Roma.

Quando passou por Pamplona Santo Honesto, que se libertara milagrosamente de uma prisão em Carcassone, os pais de Firmino, ao escutarem sua pregação, converteram-se, e o pequeno foi formado na fé pelo Santo peregrino, tornando-se pregador do Evangelho na região de Toulouse, na Gália, para onde foi enviado aos 18 anos. Lá, ele foi ordenado sacerdote.

Aos 24 anos, Firmino foi consagrado Bispo de Amiens. Seu apostolado, desde antes de ser ordenado sacerdote, foi sempre um só: converter os pagãos de toda a Gália com sua amorosa pregação e seu exemplo de vida. E assim ele fez. Converteu desde os plebeus, com quem tinha especial amizade, até os nobres e as autoridades locais que o perseguiam.

No entanto, nem todas as autoridades renderam-se ao amor de Nosso Senhor e à Verdade do Evangelho, e em 25 de setembro de 290 o Santo Bispo de Amiens foi preso e decapitado.

Pintura de São Firmino na Catedral de Nimes, na França

São Firmino é celebrado em 7 de julho (data de sua profissão de fé) em Pamplona, e em 25 de setembro internacionalmente. Em 1186, a relíquia de sua cabeça foi levada de Amiens para Pamplona, onde permanece e é venerada na Catedral de São Lourenço. Após sua morte, a Igreja na França cresceu e se fortaleceu ainda mais. Por isso, é considerado o Apóstolo das Gálias. Na Espanha, é o Padroeiro principal de Pamplona.

São Firmino, rogai por nós!

 

A São Firmino

 

Discípulo de um Santo peregrino,

foi o também errante São Firmino,

 

que de Pamplona à Gália viajou,

onde Padre, e então Bispo se sagrou.

 

Fiado sempre em Deus Nosso Senhor,

pregou Sua Palavra com amor

 

e multidões à Cristo converteu,

por toda parte onde se arremeteu,

 

até ser preso e morto, vitimado

pelo ódio a Deus, soberbo e enraizado

 

nos corações mais ímpios. Todavia,

após sua morte, pela Santa Via

 

a França muito mais se enveredou,

pois seu santo martírio arrebatou,

 

como é o costume, muitos corações,

e ao Senhor se renderam multidões

 

de um povo fiel, orante e convertido,

a São Firmino sempre agradecido.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor