DOSE DE FÉ | São Domingos de Silos

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Aclamado como Apóstolo de Castela, São Domingos de Silos era amado e admirado entre o povo e os soberanos daquele reino

Hoje é dia de São Domingos de Silos, Abade.

Nascido em Cañas, vila da província de Navarra, na Espanha, por volta do ano 1000, Domingos provinha de uma família pobre, mas muito devota. Quando criança, trabalhou como pastor de ovelhas. Seu pai, percebendo sua inclinação para a vida religiosa, entregou-o ao Pároco local para que ele pudesse estudar.

O menino saiu-se bem nos estudos, e após ordenação sacerdotal quis experimentar a vida de eremita. Durante 18 meses pôde aperfeiçoar sua vida espiritual na solidão. Depois disso, ingressou no Mosteiro Beneditino de Santo Emiliano, onde foi designado como mestre de noviços. Em seguida, foi encarregado de restaurar a Abadia de Santa Maria de Cañas. Tempos depois, assumiu do cargo de Abade de Santo Emiliano

Extorsão, fuga e um presente

Quando o Príncipe de Navarra se viu sem recursos para financiar suas guerras, resolveu extorquir os Mosteiros, cobrando dos monges taxas abusivas que os deixavam sem meios para empreenderem suas obras de caridade. Em Santo Emiliano, no entanto, encontrou feroz resistência por parte do Abade Domingos, que, acossado pelo tirano, precisou exilar-se em Burgos, onde foi protegido por Fernando Magno, rei de Castela e Aragão. Após estabelecer-se por um tempo em um eremitério, Domingos, em 1041, recebeu de presente do rei o Mosteiro de São Sebastião de Silos, que estava abandonado.

As três coroas

Certa noite, logo após começar seus trabalhos no novo mosteiro, São Domingos recebeu em sonhos a visita de um Anjo, que lhe entregou três coroas: a primeira, por sua opção pela vida religiosa e santa; a segunda, pela restauração da Abadia de Santa Maria de Cañas; a terceira, pela restauração do Mosteiro de Silos.

A terceira coroa era um prêmio que ele estava recebendo adiantado, mas esforçou-se com primor para justificá-lo. Em 30 anos, o Mosteiro de São Sebastião de Silos atraiu inúmeras e ilustres vocações, e tornou-se um dos grandes centros de evangelização e alta cultura do século XI na Europa.

Santo libertador

O santo Abade de Silos estendeu seu apostolado para fora dos muros do mosteiro quando engajou-se em arrecadar esmolas para pagar o resgate de cristãos que haviam sido escravizados pelos mouros. Um sem-número de escravos foram libertos por se intermédio. Além disso, ele também resgatou a memória de São Vicente de Ávila e suas irmãs, e o culto àqueles mártires da Hispânia do século IV, que foram esquecidos nas ruínas das destruições causadas pelos árabes na Península Ibérica.

Apóstolo de Castela

Dotado do dom da profecia, São Domingos de Silos previu sua morte, que aconteceu em 20 de dezembro de 1073. Amado e admirado pelo povo e pelos soberanos de Castela e Aragão, foi aclamado como Apóstolo de Castela. Operou inúmeros milagres em vida e depois de morto. Foi sepultado na Abadia de São Sebastião de Silos, hoje Mosteiro de São Domingos de Silos.

São Domingos de Silos, rogai por nós!

 

As três coroas de São Domingos de Silos

Quando morava em São Sebastião
de Silos, São Domingos recebeu
a visita de um Anjo, que lhe deu
três coroas, em retribuição

por seus santos empenhos ao Senhor:
uma coroa pela santa via
de vida, e as outras pelas Abadias
que restaurara com zeloso amor.

O Abade agradeceu, e muito mais,
depois daquele dia, se empenhou
nas santas obras em que trabalhou,

e tantas foram, e tão magistrais,
que quando enfim Domingos descansou,
rumou direto às Glórias Celestiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor