DOSE DE FÉ | São Charles de Foucauld

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

São Charles de Foucauld constitui modelo de conversão e radical mudança de vida rumo à mais perfeita santidade

Hoje é dia de São Charles de Foucauld, sacerdote e mártir.

Nascido em Estrasburgo, na França, em 1858, Charles provinha da nobreza militar. Perdeu pai e mãe aos 6 anos de idade, e foi educado pelo avô materno. Apesar de sua formação católica, aos 15 anos perdeu a fé, e por mais de uma década, depois disso, sua vida tornou-se uma incessante busca de prazeres.

Formou-se como militar aos 20 anos, mas levou um vida indisciplinada e desregrada, perdido entre aventuras amorosas e a boemia. Participou de duas incursões militares na Argélia, e acabou se apaixonando pelo Norte da África. Acabou pedindo dispensa do Exército e tornou-se explorador no Marrocos, onde viveu disfarçado como rabino entre as comunidades judaicas locais. Elaborou mapas e esboços dos lugares por onde passou, trabalhado que foi publicado em 1885 com o título Reconnaissance au Maroc, e que lhe valeu uma medalha de ouro da Sociedade Geográfica de Paris.

Seu desligamento da vida militar e sua experiência no Marrocos o levaram a se reaproximar de Deus e da Igreja, com os quais se reconciliou em 1886, após uma longa confissão. No ano seguinte, ingressou em um Mosteiro Trapista, onde ficou apenas alguns meses. Em 1888, viajou para a Terra Santa, onde serviu como porteiro em um Mosteiro de Monjas Clarissas. Depois disso, passou a viver como eremita em uma choupana.

São Charles de Foucauld em sua choupana no deserto

Em 1900, retornou para Paris, onde foi ordenado sacerdote. Em 1901, voltou para a Argélia, estabelecendo-se como eremita em Beni Abbès, uma zona de tuaregues. Estudou a cultura e a língua locais, e chegou a traduzir os quatro Evangelhos para o tuaregue, além de escrever um dicionário tuaregue-francês. Era respeitado e querido pela população local, e, por seu exemplo de vida, converteu inúmeros muçulmanos ao catolicismo. Foi também um duro crítico da colonização francesa na região, assim como a cultura local da escravidão.

Em 1º de dezembro de 1916, no fogo cruzado das tensões entre tribos tuaregues inimigas, seu eremitério foi atacado por um bando de malfeitores que tencionava sequestrá-lo. Um adolescente de 15 anos acabou assassinando-o com um tiro na cabeça.

Beatificado por São João Paulo II em 2005, e canonizado pelo Papa Francisco em maio deste ano, São Charles Foucauld constitui modelo de conversão e radical mudança de vida que leva à mais perfeita santidade. Depois de sua morte, duas Ordens religiosas foram fundadas inspiradas por seu exemplo de vida ascética: os Irmãozinhos de Jesus, em 1933, e seu ramo feminino, as Irmãzinhas de Jesus, em 1939.

São Charles de Foucauld, rogai por nós!

 

A Conversão de Charles de Foucauld

Após doze anos de corrupção
de sua alma, no pecado tão perdida,
a olhar a sua miserável vida,
sentiu Foucauld uma dor no coração,

e tomado de cisma e de apreensão,
expôs a um sacerdote sua ferida,
sua jornada torpe e desvalida,
em catártica e longa confissão.

Das suas faltas logo perdoado,
penitente rumou para o deserto,
onde de espírito revigorado,

dos vícios e paixões enfim liberto,
feliz viveu todos os dias seus
na mais perfeita comunhão com Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor