DOSE DE FÉ | Santíssimo Nome de Maria

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

O Santíssimo Nome de Maria revela-se um instrumento de Deus contra as ações do Maligno

Hoje a Igreja celebra o Santíssimo Nome de Maria.

O nome Maria provém do hebraico Miryam, que quer dizer “A Excelsa”. A festa foi celebrada pela primeira vez em 15 de setembro de 1513, em Cuenca, na Espanha, e rapidamente popularizou-se por todo o país durante os séculos XVI e XVII, tendo a sua data sido mudada para o dia 17. Em 1683, após a vitória dos cristãos sobre os turcos na batalha de Viena, conduzida pelo rei Polonês Jan III Sobieski (que havia colocado suas tropas sob a proteção de Maria Santíssima antes do conflito), o Papa Inocêncio XI estendeu a festa para toda a Igreja, estabelecendo-a oficialmente no calendário litúrgico em 12 de setembro, data da vitória cristã.

O nome de Maria revela-se como um instrumento da ação divina. O que pode ser atestado pelos testemunhos de inúmeros exorcistas, que, ao invocarem o nome de Nossa Mãe Santíssima, notam as reações de sofrimento, repulsa e obediência por parte dos demônios. Isso acontece porque Deus estabeleceu uma inimizade extrema entre a Virgem Santíssima e a Serpente (cf. Gn 3, 15). Assim, o simples pronunciar do nome da Serva Humilíssima de Deus faz o inferno todo tremer e curvar-se.

Trata-se, aqui, da vitória da humildade sobre a soberba. Esta humildade que se vê patente em Nossa Senhora desde a Anunciação, e que se estende por todos os Santos Evangelhos na figura de Nosso Senhor Jesus Cristo, que a leva até a morte na Cruz. Com essa humildade misericordiosa Ele nos lavou nossos pecados com Seu Preciosíssimo Sangue. Com essa humildade Sua Mãe Excelsa, nossa Corredentora, auxilia-nos no caminho da Salvação.

Invoquemos, portanto, o Santíssimo Nome de Maria todos os dias de nossas vidas, para que Ela esmague a cabeça da Serpente e calque de volta ao inferno todos os demônios que nos perseguem para nos perder, e clamemos:

Virgem Excelsa, rogai por nós!

 

Ao Santíssimo Nome de Maria

Mãe de Deus, Mãe Rainha, Redentora,
das Graças, e das Dores, da Alegria,
da Luz, do Mar, do Céu, da Paz, da Guia,
Excelsa, Augusta, Fiel e Intercessora,

dos Pobres, dos Prazeres, do Pilar,
do Orvalho, do Olmo, do Ó e da Esperança,
das Nuvens, da Vitória, da Aliança,
das Neves, das Mercês, da Cruz, do Altar,

das Candeias, da Fé, da Conceição,
do Brasil, que é também de Aparecida,
são alguns nomes como é referida

Aquela que nos leva à Salvação
junto a Seu Filho, Deus Nosso Senhor,
Nossa Senhora, Mãe do Puro Amor.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor