DOSE DE FÉ | Santa Emiliana

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Bisneta de São Felix III, irmã de Santa Tarsila e tia de São Gregório Magno, Santa Emiliana consagrou sua vida à oração e à caridade

Hoje é dia de Santa Emiliana, virgem.

Santa Emiliana viveu no século IV, e pertencia a uma nobre família romana. Era bisneta do Papa São Felix III, e junto com sua irmã, Santa Tarsila, ajudou a criar seu sobrinho, São Gregório Magno, que também viria a ocupar Cátedra de Pedro.

Assim como Tarsila, Emiliana consagrou sua virgindade a Cristo, e tinha os joelhos e cotovelos rotos e calejados devido às incontáveis horas que passava em oração e adoração. Quando não estavam em oração ou cuidando dos afazeres domésticos, as duas irmãs, incansáveis, trabalhavam ininterruptamente pelos pobres de Roma, flagelados pela fome, a peste a as invasões bárbaras.

As duas irmãs também compartilhavam dons místicos. Segundo São Gregório Magno, Emiliana, que frequentemente era arrebatada por longos transes em seus momentos de oração, teve uma visão de Santa Tarsila poucos dias depois da morte dela, em 24 de dezembro de 593. Tarsila assim falou à irmã: “Passei o Natal sem você, mas quero que venha festejar comigo a Epifania”. De fato, a morte de Santa Emiliana aconteceria no dia 5 de janeiro de 594, véspera da celebração da Epifania de Nosso Senhor, que as duas santas irmãs celebraram juntas no Céu.

Santa Emiliana, rogai por nós!

 

O reencontro das irmãs, ou a Epifania no Céu

Prostrada Santa Emiliana orava,
quando lhe apareceu sua querida
irmã Tarsila, que já se encontrava
há uns dias no País da Eterna Vida.

Tarsila assim lhe disse: “Cara irmã,
o Natal nós passamos separadas,
mas quero estar contigo na manhã
da Epifania”. E logo que passadas

menos de duas semanas, viajou,
na véspera da Santa Epifania,
Emiliana ao Céu, onde encontrou

Tarsila, que a acolheu com alegria.
E assim, as duas ao Senhor louvaram,
e o Dia de Reis, reunidas, celebraram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor