DOSE DE FÉ | Oscar

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Tendo enfrentado os diversos obstáculos impostos pelos interesses dos poderes temporais, Santo Oscar, Apóstolo dos povos escandinavos, jamais desistiu de sua missão evangelizadora

Hoje também é dia de Santo Oscar, ou Anscário, bispo.

Nascido em Coribè, na França, em 800, Oscar desde pequeno conviveu com os monges beneditinos. Na infância, estudou no mosteiro da região, para onde voltaria mais tarde como monge e professor interno.

Aos 23 anos, passou a atuar na região da Saxônia, e em 826 o novo rei da Dinamarca convidou-o a evangelizar seus súditos, quase todos pagãos. Apesar do sucesso que ia conseguindo, um ano depois foi obrigado a deixar o país quando o rei foi deposto. Em 829, foi enviado como missionário à Suécia, onde converteu e batizou o rei, que o autorizou a pregar livremente o Evangelho em seus domínios. Um ano e meio depois, o Papa Gregório IV, satisfeito com seu sucesso, designou-o como seu delegado na Alemanha, onde foi sagrado Bispo de Hamburgo em 831.

Em 840, após a morte do imperador Ludovico, o Pio, a Europa setentrional foi ficou enfraquecida com as invasões dos bárbaros normandos. Dom Oscar precisou retirar-se para um mosteiro em Brema, levando consigo as relíquias de sua igreja. Alguns anos mais tarde, recomeçou seu trabalho na Suécia, onde o rei Olavo havia autorizado o retorno da evangelização cristã. Oscar passou a peregrinar de região em região, alternando seus trabalhos entre a formação de novos missionários e a visitação às novas comunidades cristãs entre Suécia, Noruega, Dinamarca e norte da Alemanha. Teve que enfrentar as sucessivas alterações entre os interesses temporais e as alianças dos reis no Norte, mas nunca desistiu de sua missão. Faleceu em 3 de fevereiro de 865, em um mosteiro em Brema. Foi proclamado pela Igreja como Apóstolo dos povos escandinavos.

Santo Oscar, rogai por nós!

 

Epitáfio a Santo Oscar

 

Viveu na Europa, ao Norte, Santo Anscário,

ardoroso e constante missionário,

 

pregando pelo continente velho,

reino a reino, o Santo Evangelho,

 

à mercê de interesses temporais,

sem desistir de sua missão jamais.

 

Os reis, condes e duques no passado

ficaram, mas Oscar, eternizado

 

permanece depois de sua morte,

qual Padroeiro e Apóstolo do Norte.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor