DOSE DE FÉ | João Nepomuceno

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Padroeiro das boas confissões e dos confessores, São João Nepomuceno foi martirizado por se recusar a trair o segredo confessional 

Hoje é dia de São João Nepomuceno, sacerdote e mártir.

Nascido em Nepomuk, na Boêmia (atual República Tcheca), em 1345, era de família pobre, mas conseguiu formar-se em Teologia pela Universidade de Praga, e posteriormente doutorou-se em Direito Canônico em Pádua, na Itália, em 1387.

De volta a Praga, foi nomeado cônego da Catedral de São Vito e vigário-geral da Arquidiocese. Seus sermões contundentes chamaram a atenção da realeza, e ele foi chamado a trabalhar na corte como capelão, tornando-se confessor da rainha Joana da Baviera.

A rainha era uma mulher piedosa, mas seu marido, o rei Venceslau IV, era bastante ímpio e, além disso, queria se intrometer nos assuntos da Igreja e submetê-la ao Estado. Certa ocasião, passou a exigir do Padre João que lhe revelasse os segredos de confissão da rainha. Como o santo capelão se recusou terminantemente, em 20 de março de 1393 foi torturado e jogado amarrado no Rio Moldávia, e morreu afogado.

O crime do rei foi cometido durante a madrugada para que não houvesse testemunhas e o desaparecimento do padre permanecesse um mistério, mas na manhã seguinte a população de Praga testemunhou seu corpo boiando no rio, envolto por uma luz misteriosa e com cinco estrelas circundando sua cabeça. Recolheram-no e o levaram para a igreja da Santa Cruz, onde permanece até hoje.

Canonização e o Milagre da Língua Viva

São João Nepomuceno foi beatificado em 1721 pelo Papa Inocêncio XIII, e seu processo de canonização foi iniciado em 1722. Em 1725, quando da exumação de seu corpo, um professor de medicina e dois cirurgiões, na presença de uma comissão de autoridades eclesiásticas, encontraram-no todo desfeito, mas sua língua estava intacta, apesar de ressequida. Então, deu-se o quarto milagre comprovado, que lhe valeu a canonização: sua língua tornou-se novamente rosada, como a de uma pessoa viva.

Imagem e símbolos

São João Nepomuceno é representado vestindo uma túnica preta, sobrepeliz branco, manto marrom, estola roxa, com uma coroa de 5 estrelas sobre a cabeça, o dedo indicador direito sobre a boca, uma cruz no peito, e segurando uma palma com a mão esquerda.

A túnica preta é dos sacerdotes da Ordem dos Dominicanos, à qual ele pertencia. O sobrepeliz branco remete à sua pureza de coração. O manto marrom remete à sua humildade, pois lembra a cor da terra, para onde vai nosso corpo após nossa morte. A estola roxa é própria do sacramento da confissão, dialogando com um dos principais trabalhos exercidos por ele. O dedo indicador sobre os lábios representa sua fidelidade ao segredo da confissão. A cruz no peito remete a seu sofrimento e seu martírio. A palma na mão esquerda remete à vitória dos mártires, vitória da vida sobre a morte. As estrelas sobre sua cabeça são referência ao evento de como seu corpo apareceu aos fiéis na manhã seguinte à sua morte.

Imagem de São João Nepomuceno

São João Nepomuceno é o Padroeiro das boas confissões e dos confessores, Protetor contra as calúnias e indiscrições, e das pontes e dos trabalhadores das pontes (pois foi jogado no Rio Moldávia de cima da Ponte Carlos, a mais importante de Praga até hoje). Também é Padroeiro da República Tcheca.  

São João Nepomuceno, rogai por nós!

 

São João Nepomuceno vai ao Céu

 

Quando Padre João, covardemente,

foi às águas de um rio arremessado

em plena madrugada, o impenitente

 

algoz que o condenou, assegurado

queria seu segredo, mas no dia

seguinte, João surgiu, iluminado,

 

boiando sobre as águas, e o cingia

um diadema de estrelas, e ao fiel

de toda Praga o crime se exibia.

 

O penitente povo, em um batel,

do amado padre o corpo resgatou,

e orando pelas ruas, o tropel

 

piedoso a um santo templo o transportou,

onde com todas honras merecidas

amorosa e piamente o sepultou.

 

São João Nepomuceno, nas Guaridas

Eternas, tudo viu e, comovido,

por toda aquela gente tão querida

 

orou junto a Jesus, agradecido.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor