sexta-feira 19, agosto 2022
16 C
São Paulo

DOSE DE FÉ | Guilherme de Vercelli

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

A exemplo de tantos outros santos, São Guilherme de Vercelli, por onde peregrinou, fundou inúmeros mosteiros 

Hoje é dia de São Guilherme de Vercelli, abade.

Guilherme nasceu em Vercelli, na Itália, em 1085, e pertencia a uma rica família da nobreza francesa. Devoto desde cedo, aos 15 anos resolveu renunciar ao mundo e tomar o hábito monge peregrino.

Pretendia visitar a Terra Santa, mas enquanto ainda peregrinava na Itália encontrou-se com São João de Matera, que, dotado do dom da profecia, disse-lhe que Deus tinha para ele outros planos. Depois disso, retirou-se em uma gruta na região próxima de Avellino, na montanha de Montevergine. A região era habitada apenas por animais selvagens, e, segundo a tradição, Guilherme domesticou toda uma alcateia, e os lobos passaram a ser seus companheiros.

Pouco tempo depois, outros eremitas, além de religiosos e fiéis, começaram a procurá-lo. Com essa demanda, Guilherme fundou um mosteiro masculino dedicado a Santa Maria, sob as regras beneditinas, e chamou-o e Mosteiro de Montvergine.

Após algum tempo como Abade, Guilherme passou a direção do mosteiro a um sucessor e voltou a peregrinar. Fundou outro mosteiro em Monte Cognato, também dedicado a Nossa Senhora. Novamente assumiu o cargo de Abade e, pouco depois, colocou um sucessor em seu lugar e seguiu sua vida de peregrinação.

Na região da planície de Goleto, São Guilherme viveu por um ano dentro de um buraco em uma árvore gigantesca. Mas foi novamente descoberto e procurado por pessoas buscando a santidade, e fundou mais dois mosteiros, um masculino e um feminino, na região. Com o tempo vários outros mosteiros foram sendo fundados em Irpinia e Puglia, por onde São Guilherme peregrinou. Assim como São Romualdo e outros tantos santos peregrinos, foi um semeador de santidade.

São Guilherme, o “Abade peregrino”, faleceu em 25 de junho de 1142, no Mosteiro de Goleto. Em 1807, seus restos mortais foram transferidos para o Santuário do Mosteiro de Montevergine, 800 anos depois, em 1942, foi canonizado pelo Venerável Pio XII, que o declarou Padroeiro principal da Irpinia.

São Guilherme de Vicelli, rogai por nós!

 

Epitáfio ao Abade Peregrino

 

Foi eremita, peregrino e Abade

Guilherme de Vercelli, semeador

de mosteiros sagrados ao Senhor

e à Santa Virgem Mãe da Caridade.

 

Viveu com lobos como companheiros,

buscava a solidão, mas não a achava,

pois sempre o povo santo o procurava,

e ele ia, assim, fundando mais mosteiros.

 

Num deles, certo dia, ele parou

pra descansar, e descansou de vez:

ao Céu Nosso Senhor o convocou

 

pra desfrutar das Esternais Mercês,

e o anacoreta Abade peregrino

seguiu rumo ao Esplêndido Destino.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor