DOSE DE FÉ | Dâmaso

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

São Dâmaso, o Papa e poeta que combateu hereges e cismáticos, viabilizou-nos a Vulgata e desceu às catacumbas de Roma para voltar de lá com epitáfios aos mártires

Hoje é dia de São Dâmaso, Papa.

Nascido por volta de 304, na Península Ibérica, foi irmão de Santa Iria de Tomar. Dâmaso exerceu o ministério petrino entre os anos de 366 e 384, durante um período de grande agitação para a Igreja. No início do seu pontificado, teve de enfrentar o antipapa Ursino, que tentou usurpar a Cátedra de Pedro subornando nobres romanos; Dâmaso viu-se obrigado a lançar mão de forças bélicas a fim de retomar a ordem e garantir a continuidade do seu pontificado. 

O Pontífice também teve de combater a heresia do Arianismo; heresia esta que, durante o pontificado de Dâmaso, quase fora erradicada da Cristandade. 

Para além de suas lutas contra os hereges e cismáticos, Dâmaso trabalhou com afinco na organização dos documentos da Igreja. Percebendo que a Igreja precisava de uma única ver­são oficial das Sagradas Escrituras, incumbiu seu secretário, São Je­rônimo, de trabalhar numa tradução la­tina da Bíblia, usando como fonte os textos originais gregos ou hebraicos. Fora desse trabalho primoroso e heroico de São Jerônimoportanto, que nascera a famosa Bíblia em Latim conhecida como Vulgata. 

São Dâmaso também foi responsável pelo resgate da História da Igreja nos tempos das catacumbas. Sob seu pontificado foram feitas escavações nas abandonadas catacumbas de Roma. O Papa pessoalmente estudou e escreveu, em forma de poemas, os epitáfios dos inúmeros mártires que foram descobertos nos corredores subter­râneos da Cidade Eterna durante o seu pontificado. 

São Dâmaso, rogai por nós!

 

Epitáfios a São Dâmaso

 

I

Aqui jaz Dâmaso, o Papa

que cismáticos e hereges

combateu até no tapa.

 

II

Papa Dâmaso Primeiro

aqui jaz vitorioso;

às catacumbas desceu

e subiu ao Céu glorioso.

 

III

Com São Jerônimo, seu secretário,

deu à luz a Vulgata;

com soldados fiéis combateu Ario

e a Ursino fez sucata.

 

Desceu às catacumbas e voltou

com versos em louvor

aos mártires que Roma lá deixou,

por amor ao Senhor.

 

Foi este o Papa Dâmaso Primeiro,

que hoje descansa junto ao Carpinteiro.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor