DOSE DE FÉ | Hugo de Grenoble

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Cofundador da Ordem dos Cartuxos, São Hugo reformou e deu nova vida à diocese de Grenoble, à frente da qual esteve por 52 anos

Hoje é dia de São Hugo de Grenoble, bispo.

Nascido em Catlenovo de Isères, na França, em 1053, Hugo foi desde cedo educado por sua mãe no caminho da oração, da penitência e da caridade. Foi ordenado sacerdote aos 27 anos, sendo nomeado cônego na diocese de Valence. Depois, tonou-se secretário do Arcebispo de Lyon, que entre diversas missões, encarregou-o para trabalhar junto à delegação do Papa Gregório VII. O Pontífice, por sua vez, reconhecendo as qualidades de Hugo, nomeou-o para assumir a diocese de Grenoble, uma vasta região situada próxima aos alpes, entre França e Itália, e que, não obstante o grande número de habitantes, estava havia tempos abandonada espiritualmente.

Dom Hugo enfrentou diversos obstáculos nos 52 anos em que trabalhou como Bispo de Grenoble. Chegou a desanimar e querer desistir, mas Gregório VII conseguiu convencê-lo a prosseguir em sua missão. Nesse período, seu apostolado mostrou-se profícuo: ele conseguiu organizar a comunidade, e ainda ajudou seu antigo professor, São Bruno de Colônia, na fundação da Ordem dos Cartuxos, pois ele próprio apreciava a vida de recolhimento, trabalho e contemplação daqueles monges.

São Hugo, mesmo doente, trabalhou por sua diocese até o último dia de sua vida, em 1º de abril de 1132. Morreu cercado por seus diversos discípulos monges cartuxos. Após sua morte, diversos milagres foram atribuídos à sua intercessão, tanto que, em 22 de abril de 1134, o Papa Inocêncio II canonizou-o.

São Hugo de Grenole, rogai por nós!

 

Epitáfio a São Hugo de Grenoble

 

Por mais de cinco décadas a fio

Dom Hugo sem descanso trabalhou

por sua diocese, e quando viu

 

aproximar-se o fim, em volta olhou,

e além de seus discípulos queridos,

viu todo um coro de anjos que o cercou,

 

e todos, o chamando decididos,

da doença e da fraqueza o libertaram,

e, como foram pelo Pai instruídos,

 

à Eternidade Santa o acompanharam.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

1 COMENTÁRIO

  1. Santo Hugo de Grenoble, rogai por nós!

    (…)Na oração, na penitência, no sacrifício, nas vigílias, junto com outros irmãos, ele foi sendo esse sinal de formação; e muitas pessoas foram abraçando e retomando o Evangelho.
    Homem zeloso pela comunhão da Igreja, participou do Concílio em Viena e combateu toda mentalidade que buscava um “cisma” na Igreja, e com outros bispos semeou a paz, fruto da Verdade.

    Fonte: https://santo.cancaonova.com/santo/santo-hugo-de-grenoble-homem-zeloso-pela-comunhao-da-igreja/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor