DOSE DE FÉ | Bem-Aventurado Urbano V

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Penúltimo Papa de Avignon, o Bem-Aventurado Urbano V enfrentou os mesquinhos poderes políticos terrenos ao tentar devolver a Roma o Trono Papal em 1370

Hoje é dia do Bem-Aventurado Urbano V, Papa.

Nascido em Montepllier, na França, em 1310, no seio de uma nobre família, foi batizado como Guilherme Grimoard. Estuou Direito na Universidade de Montpellier, e depois tornou-se monge beneditino. Após ser ordenado sacerdote, Doutorou-se em Direito Canônico, e foi nomeado Prior da Notrê-Dame-du-Pré, em Auxerre. Exerceu o cargo de procurador-geral da Ordem de São Bento na Cúria Papal, além de lecionar em diversas universidades francesas. Em 1352, foi nomeado Abade no Mosteiro de Saint Germain, em Auxerre. Auxiliou o Papa Clemente VI em diversas missões diplomáticas nos dez anos seguintes. Em 1562, com a morte de Clemente VI, o Abade Grimoard foi eleito para sucedê-lo. Precisou, antes, ser ordenado Bispo, o que aconteceu em dezembro do mesmo ano, em Avignon.

Como Papa, Urbano V trabalhou pela reforma dos costumes do clero, além de fundar e reformar igrejas, mosteiros, universidades e bibliotecas pela Europa. Enviou diversos missionários para as regiões ainda não evangelizadas da Europa, e também para a Mongólia. Também convocou e organizou uma grande cruzada contra as invasões turcas no continente europeu.

Em 1367, Urbano V fez Roma voltar a ser a sede da Igreja (que estava em Avignon desde 1305). Ele se transferiu para a Basílica de São Pedro, que então passou a ser a residência oficial dos Papas. Em 1370, no entanto, o Pontífice foi obrigado a retornar a Avignon devido a intensas pressões políticas. Lá ele faleceu em 19 de dezembro daquele ano.

Vítima das contradições do mundo e dos baixos interesses políticos humanos, Bem-Aventurado Urbano V, beatificado em 1870 por Pio IX (outro Bem-Aventurado Pontífice) constitui modelo de retidão e coragem no ofício religioso.

Bem-Aventurado Urbano V, rogai por nós! 

 

Ao Bem-Aventurado Urbano V

Quando o Abade Grimoard
a Papa foi elevado,
escolheu Urbano Quinto
como nome consagrado.

Como ele era austero monge,
quis o clero reformar,
e diversos maus costumes
logo se pôs a extirpar.

Igrejas e monastérios
por toda a Europa espalhou,
e aonde não havia a Igreja
missionários enviou.

Quando por bárbaros turcos
a Europa foi assaltada,
travou contra os invasores
infiéis santa cruzada.

Travando maior batalha
contra o torpe humano mal,
de volta à Cidade Eterna
levou o Trono Papal.

Nesta última batalha,
pelos maus foi derrotado,
porém aos olho de Deus
foi ditoso e abençoado.

Ao morrer, ao Céu rumou
de santidade distinto,
e hoje consta nos altares
como Beato Urbano Quinto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor