DOSE DE FÉ | Beatriz

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Fundadora da Ordem das Conceicionistas, Santa Beatriz morreu aos 67 anos, com sua beleza juvenil (reflexo da pureza de sua alma) preservada

Hoje é dia de Santa Beatriz, virgem e monja.

Nascida na cidade de Campo Maior, em Portugal, Beatriz da Silva era descendente de nobres. Educada por franciscanos, desde pequena ela alimentava uma fervorosa devoção a Nossa Senhora, sobretudo à Sua Imaculada Conceição.

Na juventude, Beatriz tronou-se ama e confidente de sua prima, a Infanta Isabel de Castela e Leão, que invejava sua beleza. Quando tornou-se Rainha, Isabel passou a perseguir Beatriz, e, cega de ciúmes, um dia mandou trancar a prima em um baú e a enterrou viva no subterrâneo do palácio.

Beatriz permaneceu enterrada por três dias, mas não morreu. Enquanto esteve presa, Nossa Senhora apareceu-lhe e garantiu sua segurança, pedindo-lhe em troca a fundação de uma Ordem dedicada à Sua Imaculada Conceição. Quando Isabel, pressionada por um tio de Beatriz, revelou o paradeiro da prima, levou-o até onde pensava estar seu cadáver. No entanto, deparou-se com Beatriz viva e a perdoá-la, e, aterrorizada, arrependeu-se.

Depois desse episódio, com autorização da rainha, Beatriz mudou-se para o Mosteiro de São Domingos, em Toledo, onde permaneceu por mais de 30 anos como simples monja. Depois desse período, a Mãe de Deus apareceu-lhe uma segunda vez, ordenando-lhe o início da nova Ordem religiosa. Nasceu, assim, com um grupo de 12 monjas que Santa Beatriz havia preparado por três décadas, a Ordem da Imaculada Conceição, ou das Concepcionistas. Ironicamente, a construção da Ordem, que se estabeleceu no Palácio de Galiana, transformado em mosteiro, contou com a ajuda da Seva de Deus Isabel, a Católica, então Rainha de Castela e filha de Isabel, a outrora prima invejosa de Santa Beatriz.

As Irmãs Concepcionistas

As Irmãs Concepcionistas constituem uma Ordem atrelada à Ordem Terceira de São Francisco, e são essencialmente monjas de clausura e contemplativas. Seus trajes constituídos de um véu preto, uma túnica branca e um manto azul, como os que Nossa Senhora usava quando apareceu a Santa Beatriz pela primeira vez.

O véu preto das Irmãs Conceptistas representa a morte para tudo aquilo que não conduz a Deus.  Santa Beatriz abandonou sua vida na corte, cercada de luxo e atenção e dedicou-se inteiramente a Deus, na oração e no sacrifício. Escondeu seu rosto para que sua beleza não causasse a perdição de ninguém. De certa forma, ela morre para o mundo, passando a viver para rezar, amar e servir somente a Deus. Por isso, o véu preto.

A túnica branca representa a pureza de coração, a pureza de Virgem Santíssima em sua Imaculada Conceição, razão de ser das Irmãs Concepcionistas. Já o manto azul, cor do Céu e da Verdade, é o próprio Manto de Nossa Senhora.

Tela em homenagem a 14 Irmãs Conceicionistas, mártires da perseguição anticristã da Guerra Civil Espanhola, beatificadas em 22 de junho de 2019

A imagem de Santa Beatriz também apesenta os seguintes atributos: um báculo na mão direita, representando a direção espiritual que ela deixou para as irmãs e para a Igreja através de seus escritos, das revelações e da regra de vida das concepcionistas; lírios brancos, representando a pureza que a Santa sempre busco em vida; em sua mão esquerda, um rolo, que é a bula papal Inter Universa, com que Inocêncio VIII, em 1489, aprovava a Ordem das Concepcionistas; o Santo Rosário em sua túnica, indicando sua devoção a Nossa Senhora; a imagem de Nossa Senhora pendendo de seu manto, que mostram como a Virgem apareceu para Santa Beatriz e como Ela queria que fosse o hábito das Concepcionistas; e os olhos de Santa Beatriz, em muitas de suas representações, voltados para cima, para o Céu, única direção desejada pelas Concepcionistas.

Santidade materialmente verificável

Três anos após a fundação das Conceptistas, Santa Beatriz recebeu a terceira e última visita de Nossa Senhora, que lhe disse: “Minha filha, prepara-te, que de hoje a 10 dias virás comigo para o paraíso.” Ela então colocou a Ordem sob a proteção dos Franciscanos, que também eram defensores da Imaculada Conceição. Depois, adoeceu, e, exatamente como lhe previra a Mãe do Céu, juntou-se a Ela em 9 de agosto de 1492, aos 67 anos. Foi beatificada por Pio XI em 1926, e canonizada por Paulo VI em 1976.

Quando o véu que cobria o rosto de Santa Beatriz foi retirado por uma das Irmãs, em seu velório, os presentes se surpreenderam com o rosto de uma jovem de 19 anos – a Santa preservara a mesma beleza juvenil durante toda a sua vida. A santidade de Beatriz da Silva, portanto, era materialmente verificável. Uma mulher de beleza incomum, objeto de luxúria e inveja, renunciou a tal beleza e ao mundo, cobrindo-se e vivendo em reclusão, inteiramente dedicada a Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Mãe Santíssima. Assim, a pureza de sua alma refletiu-se em seu corpo. Aproveitemos a Quaresma de São Miguel, que começou nesta semana, para também renunciarmos um pouco ao mundo à nossa volta, e, assim como a Santa portuguesa, voltarmos nossos olhos para o Alto, para Deus, para a Eternidade.

Santa Beatriz, rogai por nós!

 

A origem das Irmãs Concepcionistas

 

Conto a história de Santa Beatriz,

que viva num baú foi enterrada,

mas escapou da morte por um triz,

 

porque rezou à Mãe Imaculada,

que sua vida intacta preservou.

Quando enfim Beatriz foi resgatada,

 

sua algoz invejosa perdoou,

e renunciando ao mundo, retirou-se

a um convento, onde trinta anos ficou.

 

Quando lhe aparecera, a Virgem trouxe

um pedido: que à Sua Conceição

Imaculada uma Ordem nova fosse

 

consagrada, e em vivaz contemplação

esperou Beatriz pacientemente,

até que lhe cobrasse sua missão

 

a Mãe, ao visitá-la  novamente.

Assim, com outras doze Irmãs benquistas,

de oração e de vida penitente,

 

fundou a Ordem das Conceicionistas.

Três anos depois disso, a Mãe de Deus

outra vez refulgiu às suas vistas

 

e lhe previu pra breve seu adeus

ao mundo, com celestes honrarias.

Beatriz despediu-se então dos seus,

 

juntou sua Ordem às Santas Confrarias

dos Franciscanos e, missão cumprida,

rumou à Eternidade após dez dias.  

 

Epílogo

Uma Irmãzinha sua, bem querida,

em seu velório, com delicadeza

puxou o véu com que ela era envolvida,

 

e foi então tomada de surpresa

ao ver Beatriz do tempo preservada,

com toda a sua juvenil beleza,

 

reflexo da alma pura e consagrada

a Jesus Cristo, Deus Nosso Senhor,

e a Sua Mãe Bendita e Imaculada,

 

a quem devotou todo o seu amor.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor