DOSE DE FÉ | Estêvão da Hungria

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Rei Apostólico, Santo Estêvão da Hungria transformou 39 tribos pagãs em uma próspera nação católica

Hoje é dia de Santo Estêvão da Hungria, rei.

Nascido no século X, em data incerta, em Estrigônio, região do Norte da Hungria, com o nome Vaik, recebeu o nome de Estêvão quando foi batizado aos 10 anos de idade. Seu pai, o Duque de Gesa, casou com uma princesa cristã e permitiu que os filhos fossem criados na fé católica.

O sonho do pai de Estêvão era unir todas as 39 tribos da região da Hungria, hostis entre si, em uma nação guiada pela fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, mas esta missão acabou sendo legada ao príncipe herdeiro.

Estêvão casou-se com a Princesa Gisela da Baviera (Santa Gisela), irmã do Imperador Henrique II (Santo Henrique), e com ela deu impulso ao nascimento e santificação da Hungria. Com o apoio e a orientação espiritual do Bispo Alberto de Praga, o monarca confiou aos monges beneditinos de Cluny a missão de catequizar o povo húngaro. Ainda, com o auxílio do monge Astric, que foi sagrado Bispo em Roma, o rei Estêvão espalhou dioceses por toda a Hungria, com Bispos nomeados por Astric.

O Santo monarca fundou mosteiros e espalhou igrejas, hospitais, creches e asilos por todo a extensão de seu reino. Ele e a Rainha Gisela, inclusive, cuidavam pessoalmente de muitos dos pobres e doentes atendidos por essas instituições. O rei foi agraciado com o dom da cura e levou alívio a muitas pessoas. Também dotado do dom da sabedoria, Estêvão I conseguiu manter ótimas relações diplomáticas com os países vizinhos.

Santo Estêvão da Hungria morreu em 15 de agosto de 1038, e passou a ser venerado como Santo pelo povo húngaro logo após sua morte. Rei Apostólico, santificou-se justamente na entrega de seu reinado ao do Rei dos Reis, Nosso Senhor Jesus Cristo, de quem se fez leal vassalo com a grande responsabilidade que lhe fora imposta. Honrou seu cargo com humildade e sabedoria, e transformou o povo que congregou em torno de Deus numa das nações católicas do mundo de então.

Santo Estêvão da Hungria, rogai por nós!

 

A Santo Estêvão da Hungria

 

Era um príncipe herdeiro, que do pai

recebera a beatífica missão

de trinta e nove tribos reunir

como um povo, um país, uma nação

 

ao Senhor Jesus Cristo consagrada.

E com monges e Bispos a auxiliá-lo,

e a esposa sempre ao lado, conseguiu,

sendo rei, mas fazendo-se vassalo

 

do povo e do Senhor, fazer surgir

uma nação cristã chamada Hungria,

que prosperou ao ser oferecida

a Jesus e Sua Santa Mãe Maria.

 

Este foi Santo Estêvão, soberano

que, guiado por cristiana caridade,

logrou de um rei a máxima vitória,

ao levar o seu povo à santidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor