DOSE DE FÉ | Bartolomeu dos Mártires

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Figura de destaque no Concílio de Trento, São Bartolomeu dos Mártires constitui modelo de Bispo zeloso em seu serviço à Santa Igreja e ao povo de Deus

Hoje é dia de São Bartolomeu dos Mártires, Bispo e Doutor da Igreja.

Nascido na Freguesia dos Mártires, em Lisboa, em 3 de maio de 1514, Bartolomeu era de uma família humilde. Em 1528, aos 14 anos, ingressou na Ordem Dominicana com o nome de Frei Bartolomeu dos Mártires, em alusão à sua Paróquia de nascimento. Cursou Artes Liberais no Convento de São Domingos, e depois Teologia, no Convento da Batalha.

Depois de formado, lecionou em Coimbra, Lisboa e vários conventos do interior, e deu início à sua produção intelectual, baseada na interpretação da Suma Teológica de São Tomás de Aquino, Entre 1557 e 1558, foi designado Prior do Convento de Benfica, e em 1559, nomeado Arcebispo de Braga.

Notando a falta de conhecimento da doutrina católica em Braga, Dom Bartolomeu escreveu um Catecismo que distribuiu a todos os clérigos. Seus escritos eram didáticos, simples e acessíveis a toda a população local. Além disso, ele colocou em prática o princípio da correção fraterna, com a correção e orientação dos pecadores e hereges em segredo, sem a exposição pública no Tribunal do Santo Ofício. Segundo ele, a Inquisição deveria concentrar-se nos assuntos mais graves, como feitiçaria e luteranismo. Também era assíduo na prática das visitas pastorais, sempre presente e atuante em todas as paróquias de Braga.

Dom Bartolomeu também se destacou Concílio de Trento, em que defendeu com ardor a necessidade tudo o que ele já praticava: a correção fraterna e as visitas pastorais, a atuação mais forte dos Bispos junto a suas paróquias. O Arcebispo chamava a atenção para a importância da força episcopal, pois notava grande negligência no trabalho de muitos bispos. Escreveu diversos documentos para o Concílio, entre eles a Suma Geral dos Concílios e o Stimulus Pastorum, obra que discorre sobre o ofício episcopal e a responsabilidade dos bispos para com a manutenção dos bons costumes cristãos e a salvação dos fiéis sob sua jurisdição.

Em 1572, voltou a ser Frei Bartolomeu após renunciar ao Arcebispado e se recolher ao Convento da Santa Cruz, em Castelo de Viana, que havia sido construído por iniciativa sua.  Lá, dedicou-se aos estudos eclesiásticos e à pregação. Morreu em 16 de julho de 1590, e foi indicado para canonização pouco tempo depois. Querido entre clérigos e leigos, era chamado de “Arcebispo Santo, Pai dos pobres e dos enfermos”. Foi declarado Venerável em 184, por Gregório XVI; beatificado em 2001, por São João Paulo II; e canonizado em 2019, por Francisco.  Constitui modelo de Bispo zeloso e firme à frente de seus deveres com a Igreja e o povo de Deus.

São Bartolomeu dos Mártires, rogai por nós!

 

A São Bartolomeu dos Mártires

 

Um menino de Lisboa

logo cedo vira frei,

consagrando-se ao Senhor

na dominicana grei.

Este foi Bartolomeu,

um santo Bispo de Deus.

 

Estuda com muito afinco

e seus mestres impressiona,

e em pouco tempo também

como mestre ele leciona.

Este foi Bartolomeu,

um santo Bispo de Deus.

 

Por breve tempo em Benfica

atua como Prior,

mas para ser Arcebispo

o chama Nosso Senhor.

Este foi Bartolomeu,

um santo Bispo de Deus.

 

No Concílio Tridentino

trabalha muito empenhado,

e como “figura maior”

por seus pares é chamado.

Este foi Bartolomeu,

um santo Bispo de Deus.

 

Notando que de Arcebispo

encerra-se a sua missão,

renuncia, e num convento

recolhe-se em oração.

Este foi Bartolomeu,

um santo Bispo de Deus.

 

Quando morre, todo o povo,

piedoso e penitente,

o chama de Bispo Santo

e Pai dos pobres e doentes.

Este foi Bartolomeu,

um santo Bispo de Deus.

 

Quatro séculos depois,

e mais uns bons anos tantos,

a Santa Igreja o declara,

afinal, Doutor e Santo:

Viva São Bartolomeu,

um santo Bispo de Deus.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor