sexta-feira 19, agosto 2022
16 C
São Paulo

DOSE DE FÉ | Cirilo de Alexandria

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Bispo e teólogo, São Cirilo de Alexandria defendeu a ortodoxia da Igreja em tempos turbulentos e cheios de heresias

Hoje é dia de São Cirilo de Alexandria, Bispo e Doutor da Igreja.

Cirilo nasceu em 375, em Alexandria, no Egito, na época uma das cidades mais poderosas e influentes do Império Romano, e o maior centro intelectual da Igreja. Quem cuidou de sua educação foi seu tio Teófilo, Patriarca de Alexandria de 385 até sua morte, em 412. Em sua formação teológica, constam leituras e contato direto com grandes Padres da Igreja, como Santo Atanásio, Orígenes de Alexandria, São Basílio de Cesareia, São Clemente de Alexandria, Santo Eusébio de Cesareia e São João Crisóstomo.

Em 403, quando terminou os estudos, iniciou sua carreira eclesiástica. Ainda jovem sucedeu o tio na direção da Igreja em Alexandria, em 412. Seu principal trabalho, a partir de então, seria o mesmo que o de Teófilo e tantos outros bispos piedosos e fiéis da época: a luta pela ortodoxia da Igreja. Entre seus primeiros atos consta a expulsão dos novacianos, seita de seguidores do antipapa Novaciano (251 – 258), que negavam o perdão aos cristãos que haviam apostatado durante a perseguição de Décio (250 – 251).

Entre os diversos desafios que São Cirilo enfrentou em seu apostolado à frente da diocese de Alexandria, o combate ao nestorianismo (heresia que negava a confluência das naturezas humana e divina em Cristo) foi o que ficou mais conhecido. Em sua disputa contra Nestório (Patriarca de Constantinopla, criador e difusor daquela heresia), saiu vencedor. Sua atuação no Concílio de Éfeso (431) foi decisiva para a manutenção do dogma de Maria como Mãe de Deus.

São Cirilo ainda enfrentou obstáculos diversos nos tempos conturbados de seu patriarcado. Por um breve período, chegou mesmo a ser preso por ordem de Teodósio II. Sua vida intelectual também foi bastante frutífera. Escreveu exegeses bíblicas, sermões, diálogos, cartas e tratados que lhe valeram o título de Doutor da Igreja.

O heroico São Cirilo faleceu em 444, após 32 tumultuados anos à frente da Igreja de Alexandria. Constitui modelo de Bispo e teólogo que coloca a fé e a inteligência a serviço de Deus.

São Cirilo de Alexandria, rogai por nós!

 

Ao Santo Defensor da Mãe de Deus

 

Salve, ó Cirilo de Alexandria,

salve, ó Patriarca célebre do Egito,

salve, ó dileto filho de Maria,

cujo nome entre os Santos é inscrito.

 

Salve, ó guardião da sã ortodoxia

e do mariano título bendito,

impiedoso contra a vã heresia,

porém amigo do cristão contrito.

 

Salve, ó firme e fiel mantenedor

da apostólica crença verdadeira

sobre a real essência do Senhor

 

e de Sua Mãe, a Nossa Medianeira.

Benditos sejam todos feitos teus,

ó Santo Defensor da Mãe de Deus!


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor