Para enriquecer seu repertório artístico e cultural, não basta visitar museus e galerias de arte. O repertório artístico adquire-se pela prática de uma disciplina artística e vivência real e interpretativa das obras de arte. Finalmente, aqueles que estão preocupados com o conhecimento intelectual e cultural de um modo amplo e significativo podem dizer que têm um curso de artes de excelência em mãos!

Após o seu lançamento em fevereiro deste ano, os Cursos de Desenho Artístico On-line, do Studio Ontos – ministrados pelo artista, articulista e professor, Diogo Cruxen – retomam uma semana de campanha onde o curso é vendido com 50% de desconto, durante os dias 19 e 25 de abril.

A novidade dessa vez, é que o Curso de Desenho garante uma imersão ainda mais aprofundada no tema da arte, de maneira prática e reflexiva, já que essa promoção conta com um bônus de 3 aulas de Filosofia da Arte.

Tratam-se de aulas gravadas, onde você pode, através da plataforma, acompanhar os exercícios propostos pelo professor no conforto do seu lar, na hora que quiser. O melhor: o valor do curso é muito acessível e a forma de pagamento, melhor ainda!

Os métodos empregados

O grande diferencial do Curso de Desenho Artístico do Studio Ontos é que, ao contrário dos cursos oferecidos na internet, seu conteúdo considera que as pessoas possuem dois tipos de comportamento no momento de aprender algum ofício: uns mais espontâneos, outros mais analíticos.

Levando esse fator em consideração, as etapas (nomes pelos quais são chamadas as fases dos cursos) são intercaladas, ora com exercícios que trabalharão mais sua espontaneidade, utilizando-se do tempo de execução, bem como tipo e ritmo de traço e, outrora com atividades mais analíticas, ou seja, que exigem muito mais das medidas dos objetos desenhados, através da aferição, do fracionamento das partes dos corpos, etc.

O que possibilita essa macrovisão, por parte do professor, é que ele considera o Desenho como uma disciplina do conhecimento, promovendo reflexões e comparações pertinentes à discussão filosófica e artística e, tantas outras vezes, fazendo o aluno pensar em elementos básicos da vida no intuito de comparar com o fazer artístico.

Trabalho do aluno Victor Daniel no exercício do Curso de Anatomia.
Trabalho do aluno Felipe Rodrigues no Curso de Estruturação (Natureza Morta)

O conteúdo dos cursos

Fruto de 10 anos de pesquisa!

Durante anos de pesquisa, o professor compôs uma dissertação imensa, elencando pensadores, artistas e filósofos que se dedicaram ao estudo da arte e do desenho a fim de ofertar, aos seus alunos, um curso realmente valioso.

São 3 cursos, e cada um deles divididos em 4 etapas. Cada etapa compõe uma média de dois a três exercícios com uma aula explicativa. Todos os cursos acompanham um e-book com a síntese do conteúdo explicado e comentado em vídeo.

Começando pelo mais básico, o Curso de Estruturação, utiliza-se dos temas da natureza-morta, objetos e cenários, para demonstrar as técnicas principiais do desenho, despertando no aluno a capacidade de enxergar os objetos da realidade para além de sua finalidade prática, reconhecendo sua forma.

No Curso de Composição Geométrica, o é abordada a anatomia, oferecendo exercícios que reforçam a interpretação abstrata da realidade: para desenhar, é fundamental que reconheça, nas coisas reais, as formas geométricas, ou as formas simples, a fim de auxiliar no esboço e na elaboração dos volumes a partir das sombras corretamente empregadas.

O Curso de Composição da Luz, trabalhará com o tão almejado tema do rosto, sob estudos da estrutura geométrica do crânio. A partir de referências de esculturas e composições dos artistas cubistas, o aluno compreenderá melhor as etapas preparatórias para bem sombrear e dar volume convincente aos seus retratos.

Há também a possibilidade de fazer os três cursos juntos, pagando o preço de dois!

Bônus: Três aulas de Filosofia da Arte

Adquirindo o curso na semana de desconto (19 a 25 de abril) você terá também acesso a três aulas de Filosofia da Arte, através das quais serão questionados alguns rótulos e tabus muito recorrentes nas discussões sobre arte:

1º sobre a Arte ser considerada um produto da História, ou artista como um intérprete de sua época;

2º O artista corriqueiramente considerado como um gênio incompreendido, rebelde, dentre outras conclusões sintomáticas de nosso tempo;

3º Sobre a problematização da obra de arte contemporânea, levando em conta a grande polêmica que envolve a questão da representação como conceito ultrapassado e a apresentação como nova forma artística.

O Studio e o professor

O curso de Desenho Artistico da Ontos começou em 2017 no atelier localizado na cidade de São Paulo e, desde então, tem sido aprimorado, recebendo duas edições on-line em 2020 por vídeo conferência, e foi um sucesso.

Diogo Cruxen é Licenciado em Artes Visuais e Pós-graduado em Teologia. É também articulista na Revista Esmeril. Preocupando-se com os meios de aprendizagem e o despertar da habilidade do desenho, busca integrar os conhecimentos filosóficos que adquiriu em cerca de dez anos de estudos com os temas da arte – tanto teóricos quanto práticos –  no que diz respeito ao desenho e suas práticas. Apresenta também o programa de entrevistas “Arte, Cultura e Educação” pelo grupo ProLivres, transmitido ao vivo pelo YouTube, uma vez ao mês e possui um curso na plataforma do Brasil Paralelo, intitulado “Arte, Ordem e Símbolo”.

Link para a página do curso:

Curso de Desenho Artístico On-line – Studio Ontos

*Aproveite a aula aberta ao vivo que será dada pelo professor Diogo Cruxen, no dia 21 de abril, quarta-feira, às 20 horas. Se inscreva no canal da Ontos Cursos no youtube para garantir essa aula:

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar