18.5 C
São Paulo
domingo, 5 dezembro, 2021

Batalha do Rio Forth: o primeiro ataque aéreo de Hitler na Grã-Bretanha

Revista Mensal
Jonas Buccinihttp://www.revistaesmeril.com.br
Patriota, Conservador e Entusiasta da História Militar!

A primeira batalha da Segunda Guerra Mundial sobre os céus britânicos

Contexto

A Segunda Guerra Mundial começou em 1° de Setembro de 1939, com a invasão da Polônia por parte dos alemães. No ano seguinte (1940), de abril a junho, seria a vez da Europa Ocidental ser varrida pela Blitzkrieg (guerra-relâmpago) alemã. Caíram perante o poderio militar da Wehrmacht: Dinamarca, Noruega, Luxemburgo, Holanda, Bélgica e a França. Restava apenas a Inglaterra.

Mapa dos territórios que a Alemanha Nazista conquistou em seu ápice de expansão durante o conflito. Créditos: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:World_War_II_in_Europe,_1942-pt.svg

A ”Guerra de Mentira”

O termo ”Phoney War” (Guerra Falsa, em inglês), ”Drôle de Guerre” (Guerra Engraçada, em francês) e ”Sitzkrieg” (Guerra Sentada, em alemão) é utilizado para se referir ao período entre 3 de Setembro de 1939 até 10 de Maio de 1940; entre a declaração de guerra da França e Reino Unido à Alemanha Nazista e as invasões desta na França, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. Neste período não houve combates armados de proporções expressivas.

Pessoal do Exército e da Força Aérea Francesa do lado de fora de um abrigo chamado '10 Downing Street 'na beira de um campo de aviação, 28 de novembro de 1939.
Pessoal do Exército e da Força Aérea Francesa, do lado de fora de um abrigo. Na beira de um campo de aviação na França durante a ”Guerra de Mentira”, 28 de Novembro de 1939. Créditos: https://www.iwm.org.uk/collections/item/object/205205018

Batalha do Rio Forth

Foi dentro do período denominado ”Guerra de Mentira” que ocorreu a primeira batalha da Segunda Guerra Mundial sobre os céus britânicos. Em 16 de outubro de 1939, a Luftwaffe (Força Aérea Alemã), com 12 bombardeiros multifuncionais Junkers ”Ju 88” e 3 bombardeiros médios Heinkel ”He 111”, atacou a Base Naval de Rosyth, em Firth of Forth, Escócia.

A RAuxAF (Royal Auxiliary Air Force, ou em português, Força Aérea Auxiliar Real), contando com 11 caças ”Supermarine” Spitfires, se empenhou na defesa dos navios britânicos. Como resultado, duas aeronaves alemãs foram abatidas e levadas a água. Sendo as primeiras a serem derrubadas em um ataque contra o Império Britânico. O Comando de Caças considerou a conquista uma vitória.

Mas, embora a batalha tenha sido um notável sucesso por parte dos aviadores britânicos, a Luftwaffcausou danos significativos em alguns dos navios, por mais que nenhuma embarcação tenha sido afundada. Dezesseis homens da Marinha Real morreram e 44 ficaram feridos.

Os pilotos alemães capturados tiveram seus ferimentos tratados e foram levados como prisioneiros de guerra ao Canadá. Aqueles que foram mortos e tiveram os corpos recuperados foram enterrados com todas as honras militares.

Referência

Battle of the River Forth: The day World War Two started for real in skies over Edinburgh, Edinburgh News, acessado pela última vez em 16 de Outubro de 2021 – https://www.edinburghnews.scotsman.com/heritage-and-retro/retro/battle-river-forth-day-world-war-two-started-real-skies-over-edinburgh-815526


Agora, isto não é o fim. Nem sequer é o começo do fim. Mas é, talvez, o fim do começo

— Winston Churchill, Discurso em Lord Mayor’s Luncheon, Mansion House, Londres, 10 de Novembro de 1942

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2021
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL JÁ COMEÇOU?

Guerra Biológica (Vírus), Guerra Psicológica (Mídia), Guerra Econômica (Embargos) e Guerra Cibernética (Instabilidade em Aplicativos) “A guerra não é mais...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img