Durante o maior encontro realizado em Israel desde o surto de COVID, helicópteros e ambulâncias ajudaram a transportar mais de 65 feridos, muitos dos quais em estado crítico

Uma aparente debandada cuja causa ainda é desconhecida provocou a morte por esmagamento de 38 pessoas e feriu mais de 50 durante as celebrações judaicas desta quinta-feira, 29 de abril. Benjamin Netanyahu, o Primeiro-Ministro de Israel, usou as palavras “um desastre terrível“, para descrever o que aconteceu.

Um dos membros da equipe de resgate Magen David Adom (MDA) disse que os mortos somam 38, pelo menos. A organização do evento informou que seus paramédicos estão cuidando de 65 pessoas, das quais 6 estão em estado crítico e foram imediatamente encaminhadas para hospitais da região; 18 estão em estado grave; 2 apresentaram ferimentos moderados e 39 pessoas sofreram apenas leves escoriações.

Forças de resgate e policiais israelenses próximos aos corpos das vítimas fatais durante o feriado judaico de Lag Baomer, no Monte Meron, norte de Israel. Créditos: David Cohen/Flash 90.

A calamidade parece ser a maior tragédia da história recente que assolou Israel em tempos de paz.

Eli Bin, o Diretor-Geral do MDA, (Magen David Adom) o serviço nacional de emergência médica e desastres de Israel, confirmou para site de notícias Ynet News a morte de, pelo menos, 38 pessoas. Eli Bin disse ainda que os feridos foram transportados para o Hospital Ziv na região de Safed, para o Centro Médico Galilee na região de Nahariya, para o Hospital Rambam em Haifa, para o Hospital Poriya em Tiberíades e para o Hospital Hadassah Ein Kerem em Jesuralém.

Resgate de uma das vítimas fatais dos esmagamentos. Créditos: David Cohen/Flash90

A causa exata da tragédia ainda não foi esclarecida. Entretanto, relatórios iniciais informaram que uma estrutura semelhante a uma arquibancada desabou durante um show no qual cerca de 100 mil pessoas estavam reunidas. Ademais, segundo os relatórios do serviço nacional de emergência médica e desastres o MDA, a superlotação foi um fator determinante para a fatalidade.

Segundo um oficial da polícia, dezenas de participantes de uma das celebrações “escorregaram” e caíram sobre os que estavam posicionados imediatamente abaixo na arquibancada. O suposto escorregão somado ao consequente susto na multidão causou um “efeito dominó esmagador“. Há ainda os relatos do IDF — um contingente de socorristas — que enviou uma equipe de elite de 669 membros para ajudar nos resgastes: segundo eles, um telhado desabou.

Socorristas. Créditos: David Cohen/Flash90.

O Porta-Voz do MDA Zaki Heller reforçou, numa entrevista ao site de notícias Ynet News, a narrativa que culpa a “severa superlotação” pela morte dos judeus celebrantes.

Durante o caos, crianças procuram por seus pais

Um oficial dos serviços de resgate informou ao canal 12 — emissora local — que haviam muitas crianças à procura dos seus pais. Ele disse ainda que sua equipe se esforçou ao máximo para resgatá-las e levá-las de volta aos seus pais que, com a enorme confusão, foram separados dos seus filhos.

“Através de uma lista de nomes, estamos tentando encontrar pessoas desaparecidas”.

“Celulares estão sem sinal e a situação é caótica”.

Um oficial que trabalhou nos resgates, em entrevista a uma emissora de TV local.

Ainda durante sua entrevista à TV local, o oficial que ajudava com os resgates das vítimas e com a proteção das crianças disse que, em décadas trabalhando com situações extremas — como bombardeios –, nunca vira uma tragédia semelhante. “Não sabemos exatamente o que aconteceu, mas o resultado é impensável“, disse ele.

Judeus ortodoxos em suas celebrações religiosas. Créditos: David Cohen/Flash90

O Rabino-Chefe de Israel, chamado Israel Meir Lau, que estava em um dos palcos no momento do suposto colapso da estrutura, permaneceu lá e, ao lado de outros rabinos importantes, recitou salmos para os feridos.

Com informações do site de notícias The Times of Israel.


⁠Os homens se preocupam com a perda das suas posses, quando deveriam se preocupar com a perda dos seus dias, que jamais serão devolvidos.

Ditado Judaico

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar