Pouco antes do meio-dia, centenas de milhares de civis são atingidos pela poderosa explosão
Contexto Geopolítico
Com o fim da Guerra no continente europeu, após a capitulação do Eixo nazi-fascista (em Maio de 1945), o mundo foi jogado em um contexto de suspense e apreensão, com um último inimigo ainda de pé e a ser derrotado pelos Aliados. Com uma postura fanática, feroz e resiliente – mais do que os parceiros já derrotados na Europa – o Império Japonês continuava de irresoluto em armas.
Mesmo após terem sido atingidos por uma primeira explosão atômica poucos dias antes (06) na cidade de Hiroshima.
O Ensaio

O primeiro teste de armamento nuclear da história foi realizado pelos Estados Unidos em 16 de Julho de 1945, no Novo México (EUA): a experiência “Trinity”, realizada pelo Projeto Manhattan. Somente em 29 de Agosto de 1949, a União Soviética tornou-se oficialmente a segunda “nação atômica”, quando detonou sua primeira arma nuclear em um teste no Cazaquistão.
O Ataque Anterior

Na madrugada do dia 06 de Agosto de 1945, um Bombardeiro B-29 (de apelido ”Enola Gay”), decola das Ilhas Marianas armado com uma bomba de urânio (de apelido ”Little Boy”). As 08:15 a bomba explode a cerca de 580 metros acima da cidade de Hiroshima, matando mais de 140 mil pessoas e destruindo uma enorme área.
Debate

Muitos argumentam que uma invasão do Japão custaria um grande número de vidas, armas e equipamentos para os Aliados. Mas seria a morte de milhares de civis japoneses uma solução para tal cenário? Eis os horrores da mentalidade de algo tão insano quanto a Guerra.
Nagasaki sob Ataque

Às 3:47 da madrugada de 09 de Agosto de 1945, um Bombardeiro B-29 (de apelido ”Bock’s Car), decolou das Ilhas Marianas armada com uma bomba de plutônio (de apelido ”Fat Man”). Era 40% mais poderosa do que a bomba que explodira em Hiroshima poucos dias antes (06). A bomba explodiu na cidade portuária de Nagasaki às 11:02, a cerca de 500 metros de altitude, matando 40 mil pessoas.
Resultado

Ao meio-dia de 15 de Agosto de 1945 (horário do Japão), o Imperador Hirohito anunciou a rendição de seu país em uma transmissão de rádio. A rendição formal foi assinada em 2 de Setembro, a bordo do navio de guerra americano Missouri, ancorado na baía de Tóquio. Era o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Referência
The Bombing of Nagasaki, The National WWII Museum: New Orleans, acessado pela última vez em 09 de Agosto de 2021 – https://www.nationalww2museum.org/war/articles/bombing-nagasaki-august-9-1945
“Agora eu me torno a Morte, a destruidora de Mundos.”
– Robert Oppenheimer, físico que dirigiu o Projeto Manhattan para o desenvolvimento da bomba atômica, citando ”Bhagavad Gita”.
Gosta do nosso conteúdo? Assine a Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!