21.9 C
São Paulo
segunda-feira, 29 novembro, 2021

09 de Agosto de 1945: Nagasaki é a segunda cidade atingida pela bomba atômica no Japão

Revista Mensal
Jonas Buccinihttp://www.revistaesmeril.com.br
Patriota, Conservador e Entusiasta da História Militar!

Pouco antes do meio-dia, centenas de milhares de civis são atingidos pela poderosa explosão

Contexto Geopolítico

Com o fim da Guerra no continente europeu, após a capitulação do Eixo nazi-fascista (em Maio de 1945), o mundo foi jogado em um contexto de suspense e apreensão, com um último inimigo ainda de pé e a ser derrotado pelos Aliados. Com uma postura fanática, feroz e resiliente – mais do que os parceiros já derrotados na Europa – o Império Japonês continuava de irresoluto em armas.

Mesmo após terem sido atingidos por uma primeira explosão atômica poucos dias antes (06) na cidade de Hiroshima.

O Ensaio

Experiência “Trinity”, primeiro teste nuclear da história.

O primeiro teste de armamento nuclear da história foi realizado pelos Estados Unidos em 16 de Julho de 1945, no Novo México (EUA): a experiência “Trinity”, realizada pelo Projeto Manhattan. Somente em 29 de Agosto de 1949, a União Soviética tornou-se oficialmente a segunda “nação atômica”, quando detonou sua primeira arma nuclear em um teste no Cazaquistão.

O Ataque Anterior

Hiroshima and Nagasaki -
Explosão de ”Little Boy” em Hiroshima (Japão), 06 de Agosto de 1945.

Na madrugada do dia 06 de Agosto de 1945, um Bombardeiro B-29 (de apelido ”Enola Gay”), decola das Ilhas Marianas armado com uma bomba de urânio (de apelido ”Little Boy”). As 08:15 a bomba explode a cerca de 580 metros acima da cidade de Hiroshima, matando mais de 140 mil pessoas e destruindo uma enorme área.

Debate

Mapa de New York-USA, com a área de explosão atômica que ocorreu em Hiroshima no Japão, para efeito de comparação.

Muitos argumentam que uma invasão do Japão custaria um grande número de vidas, armas e equipamentos para os Aliados. Mas seria a morte de milhares de civis japoneses uma solução para tal cenário? Eis os horrores da mentalidade de algo tão insano quanto a Guerra.

Nagasaki sob Ataque

Explosão de ”Fat Man” em Nagasaki (Japão), 09 de Agosto de 1945.

Às 3:47 da madrugada de 09 de Agosto de 1945, um Bombardeiro B-29 (de apelido ”Bock’s Car), decolou das Ilhas Marianas armada com uma bomba de plutônio (de apelido ”Fat Man”). Era 40% mais poderosa do que a bomba que explodira em Hiroshima poucos dias antes (06). A bomba explodiu na cidade portuária de Nagasaki às 11:02, a cerca de 500 metros de altitude, matando 40 mil pessoas.

Resultado

Kantai Collection discussion thread - Page 1557 - Off-Topic - World of  Warships official forum
Demonstração de força da armada americana na baía de Tóquio (Japão) em 02 de Setembro de 1945, durante a rendição japonesa.

Ao meio-dia de 15 de Agosto de 1945 (horário do Japão), o Imperador Hirohito anunciou a rendição de seu país em uma transmissão de rádio. A rendição formal foi assinada em 2 de Setembro, a bordo do navio de guerra americano Missouri, ancorado na baía de Tóquio. Era o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Referência

The Bombing of Nagasaki, The National WWII Museum: New Orleans, acessado pela última vez em 09 de Agosto de 2021 – https://www.nationalww2museum.org/war/articles/bombing-nagasaki-august-9-1945


“Agora eu me torno a Morte, a destruidora de Mundos.”

– Robert Oppenheimer, físico que dirigiu o Projeto Manhattan para o desenvolvimento da bomba atômica, citando ”Bhagavad Gita”.

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2021
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL JÁ COMEÇOU?

Guerra Biológica (Vírus), Guerra Psicológica (Mídia), Guerra Econômica (Embargos) e Guerra Cibernética (Instabilidade em Aplicativos) “A guerra não é mais...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img