Imagens de satélite mostram que o comboio de 64 km ainda não conseguiu chegar a Kiev
Há dias, imagens de satélite mostram um comboio bélico russo avançar rumo a Kiev, a capital ucraniana. Inicialmente, os veículos de guerra enfileirados alcançavam espantosos 6 km de comprimento. Com os reforços enviados pela Rússia, o comboio militar chegou a 64 km com tanques, blindados e artilharia móvel.
Até agora, porém, o comboio russo ainda não conseguiu atingir o objetivo.
Nesta quarta-feira (2), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse por redes sociais que a resistência dos ucranianos atingia a moral dos militares russos: “Mais e mais ocupantes estão fugindo de volta para a Rússia, de nós, de você” – disse Zelensky aos ucranianos.
Nesta quinta-feira (3), o ministério da defesa inglês afirmou que o comboio russo estava ainda a 30 km de Kiev e fazia “pouco progresso perceptível.”
O principal corpo da grande coluna russa que avança sobre Kiev permanece a mais de 30 km do centro da cidade, tendo sido retardada pela firme resistência ucraniana, problemas mecânicos e congestionamentos. A coluna fez pouco progresso perceptível em mais de três dias – diz a declaração do governo britânico.
O pentágono americano confirma a informação de que o comboio russo não conseguiu chegar a Kiev e que “talvez a janela esteja se fechando” para a Rússia conseguir levar todo o apoio necessário aos seus destacamentos terrestres.
As forças armadas russas podem sofrer ainda mais a falta de equipamentos, armamentos, munição, alimentos e combustível.
Com o domínio do seu espaço aéreo pelos russos, a resistência ucraniana somente consegue realizar ataques por terra ou aéreos pontuais, através de drones militares turcos.
Relatos falam sobre veículos russos enfrentarem problemas mecânicos, viadutos explodidos pelas forças ucranianas, impedimento por seus próprios veículos parados no caminho e outros.
Há pouca informação confirmada, exceto que o comboio russo avança bem mais lentamente que o previsto.
Com Informações da CNN e BBC. Imagens: cortesia de Maxxar Technologies.

Uma coisa morta pode ir com a correnteza, mas somente algo vivo pode ir contra ela.
Chesterton
Este conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril. Assine já e confira as matérias dessa edição e de todo nosso acervo.
Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2022