ROBERTO LACERDA | “A gente somos Inútil”

Roberto Lacerda
Roberto Lacerda
Roberto Lacerda Barricelli é jornalista, assessor e historiador. Foi correspondente do Epoch Times e colaborador em diversos jornais, como Jornal da Cidade Online, O Fluminense, São Carlos Dia e Noite, Diário da Manhã, Folha de Angatuba e Jornal da Costa Norte

As preocupações da imprensa militante são ultrajantes

Jornalistas ou militontos de redação? Alguns ‘profissionais facilitam a distinção, pois suas preocupações são obviamente ideológicas, enquanto os textos beiram a histeria.

Como estou com um bebê de 1 mês, que extinguiu minhas noites de sono, conto com a compreensão do leitor e da direção de Esmeril por não publicar algo mais elaborado, sarcástico, ácido e sacana. Até pensei numa receita de bolo de carne, mas vai algum vegano no TSE manda censurar.

Comecemos pelo Ítalo Wolff, do Jornal Opção, e seu fabuloso “Músicos Sertanejos devem R$900 milhões à Receita Federal“. A retórica para construir uma narrativa de que esses músicos são golpistas que aplicam fraudes contra o estado brasileiro, facilita a identificação do militonto de redação. É o Lobo em pele de repórter.

O próprio Ítalo informa que está somando as dívidas dos músicos (pessoas físicas) e suas empresas (pessoas jurídicas); que se são dívidas ativas, são conhecidas, portanto, não há obscuridade ou fraude. Mas a canalhice está no subtítulo, pois o ter “laranja” significa fraude, que ocorre quando colocamos uma empresa no nome de um terceiro com a intenção de sonegar impostos. Ora, se as empresas são tocadas por terceiros, mas é público sua propriedade e ela cumpre sua função de cuidar da carreira do dono, não sendo seu objetivo a sonegação, usar o termo “laranja” é calúnia.

A dificuldade aumenta quando se trata de matéria supostamente de curiosidade e ‘alerta’, como essa do Hemerson Brandão: “Vídeo mostra os efeitos sobre o Brasil se todo o gelo da Terra derreter“. Pela curiosidade se atrai o leitor, mas uma matéria científica deve abordar para elucidar, jamais para defender uma agenda. Como identificar? Ah, o Diabo está sempre nos detalhes!

O sensacionalismo pode ser mero recurso para aumentar as visualizações, mas quando analisado em conjunto com outros elementos, identificamos um blogueiro militonto ou (no mínimo) foi convencido de que há uma ameaça iminente de catástrofe ambiental global (agendamento). Além do título apocalíptico, a ausência de citações sobre estudos e explicações de cientistas e pesquisadores discordantes, a manutenção do sensacionalismo no corpo do texto e a escalada de histeria com coisas menores como desprendimento d’um pedaço de uma geleira – algo tão comum quanto o pedaço solto se “grudar” noutra geleira -, entregam o blogueiro.

E se tratando de imprensa, adivinhem? Sim! Nada é tão ruim que não possa piorar!

A senhoura Consuelo Dieguez, da Piauí, descobriu que a Igreja Universal tem influência política em São Paulo. São décadas de Edir Macedo dono da Record e muitos anos cê REPUBLICANOS, intimamente ligado ao mesmo. O partido sempre está presente na ALESP e nas administrações do PSDB no estado, mas só agora a Universal terá “papel central no comando”?

Por qual biqueira andou a senhora Dieguez nos últimos 10 anos? Morou na Cracolândia nesse período? Não é possível que esteja tão alienada da realidade paulista, ou sequer deveria palpitar sobre a política no estado. Ela se informa apenas nos encontros de zumbis da PUC ou no porão da SanFran? Ou nas rodas de Antifas da Praça Roosevelt?

Melhor jogar fora o cachimbo e assistir umas apresentações do PROERD, minha senhoura. Pois ser colunista desse panfleto do PSOL já é sintoma de confusão mental. Aliás, também assista umas aulas de história, pois os Bandeirantes eram Católicos, nem mesmo a referência ao Palácio faz sentido nesse contexto.

Mas acredito ser insuperável a cara de pau do Diário do Transporte, no qual um tal William Moreira publicou “Manifestação afeta circulação de linhas de ônibus na Paulista na noite desta terça (25)“. Sabe o que gera problemas de transporte à população? As greves políticas para enriquecer amiguinhos na Máfia dos Transportes e beneficiar candidatos de esquerda, ou as quebradeiras e ataques de Antifas, Blac Blocs e PCC, todos aliados da corja de estimação desse jornaleco de prostíbulo.

Para finalizar deixo esta pérola do principal panfleto ideológico do país. Que se torcer, escorre bosta por todo lado. Nem serve sequer para limpar a bunda dos mendigos no entorno da própria sede, na Barão de Limeira. É realmente necessário analisar?

Até para serem idiotas úteis, são inúteis. Não há pedreiro que dê jeito no desnível do jornalismo brasileiro. E olha que não lhes falta grana de empreiteiros!


O idiota útil é sempre idiota demais para saber a quem é Útil

— Olavo de Carvalho

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor